Conselho Municipal de Saúde toma posse e elege novo presidente

Os 12 membros titulares do Conselho Municipal de Saúde (CMS) tomaram posse no último dia 07/01, sexta-feira, em cerimônia realizada no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no Jardim Fazenda Rincão. Eles também elegeram o novo presidente – Francisco Franklin Machado, que representa o segmento dos servidores públicos da saúde. Emerson Lopes de Souza foi o segundo mais votado e ficou como vice-presidente. O novo conselho atuará no biênio 2022-2023.
O prefeito Luis Antonio de Camargo (PSD), o Dr. Camargo, assinou o termo de posse. O vereador Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB) também participou da atividade, representando o Poder Legislativo, e compôs a mesa com o Chefe do Poder Executivo, o secretário de Saúde, Leonardo Santos dos Reis e o adjunto da Pasta, Danilo da Silva Santos.
A eleição do CMS ocorreu entre os dias 23 e 26 de novembro de 2021. O nome dos eleitos foi publicado na edição de 3/12/2021 do Diário Oficial da Prefeitura de Arujá.
Além de Francisco e Emerson, irão compor o Conselho representando os segmentos servidores e usuários: Fernando Barbosa Santana, Mozaniel Daniel Duarte, Aline Farias de Souza, Maria da Penha Vieira, Cleber Cristiano Parra Pedroso, Silvia Alves de Oliveira e Gisele Barbosa dos Santos. O Poder Público será representado pelo secretário de Saúde e seu adjunto – Leonardo Reis e Danilo Santos respectivamente - e pela diretora do Departamento de Regulação, Patrícia Elias do Prado.

Conciliadores
Em seu discurso, o prefeito destacou os riscos da nova crise sanitária, enfatizou a necessidade de todos compreenderem as dificuldades orçamentárias por conta da pandemia e disse que “todos têm a missão de melhorar a saúde com críticas construtivas”. Dr. Camargo rebateu comentários nas redes sociais sobre a qualidade da saúde de Arujá e garantiu: “faremos uma gestão magnífica e teremos motivos para comemorar”.
Luiz Fernando também fez um discurso conciliador e pediu ao Conselho que “faça críticas construtivas e não destrutivas”. Ele colocou a Câmara à disposição e afirmou que “unidade não significa unanimidade”. “Sabemos que o olhar de quem fiscaliza é mais crítico, mas temos de buscar soluções”, pontuou.
O presidente eleito do CMS seguiu a mesma linha: “Vamos trabalhar com o objetivo de melhorar a saúde”, disse Francisco.

Comissões
Os membros do Conselho ainda irão compor duas Comissões que atuam no CMS: a Comissão de Avaliação dos Dados Contábeis do Fundo Municipal de Saúde e a Comissão de Avaliação de Contratos. Em ambas, a presença do presidente do CMS é obrigatória.
A primeira foi composta por Francisco (presidente do CMS e representante dos funcionários da Saúde), Patrícia Elias (representante do Poder Público) e Mozaniel Duarte (representante dos usuários). Já a segunda terá como integrantes: Francisco e Cléber Pedroso (representante dos usuários), além de membros do Legislativo e da Prefeitura, cujos nomes serão posteriormente indicados e divulgados.
As reuniões do Conselho de Saúde ocorrem todas as 2ªas. quintas-feiras de cada mês, a partir das 14h, no auditório da Secretaria de Meio Ambiente. Elas são abertas à participação da população. 

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

Yellow do Bem arrecada mais de 5 toneladas de alimentos

4

Melhores do ano LAF 2021 reuniu atletas no União

1

Techint cria jardins verticais e painel de grafite

4

Guia de Anunciantes