Arujá ganha espaço PCD na Avenida Amazonas, na área central

A Prefeitura de Arujá entregou na última terça (15), o Espaço PCD (para Pessoas com Deficiência), localizado na Avenida Amazonas, na altura do número 200, no Centro. O espaço, que é coberto, visa maior inclusão social das crianças, jovens e adultos PCDs, por meio do lazer e da prática esportiva, sendo estrategicamente localizado ao lado de um playground já existente no local. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Esportes, é a primeira destinada a Pessoas com Deficiência em todo o Alto Tietê, funcionando diariamente.
O equipamento público mede 10 metros, sendo cinco metros para o Espaço PCD Kids e cinco metros para a prática esportiva dos PCDs (adultos e idosos), tendo, assim, equipamentos para todos os públicos. São três brinquedos infantis e quatro equipamentos de ginástica, sendo dois gira-gira e um balanço para o playground e para a academia uma supino, voador peitoral com dorsal, remada e desenvolvimento com puxada, todos adaptados. 
Para o prefeito Luis Camargo, o Dr. Camargo, o objetivo do espaço não é ser exclusivo e sim inclusivo. "A questão aqui refere-se às pessoas mais vulneráveis e o fato é que nós, o Poder Público, temos a obrigação de fazer a inclusão social", afirmou.
Segundo levantamento feito há cinco anos, pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, juntamente com a Assistência Social e o IBGE, 10% dos mais de 100 mil habitantes de Arujá são PCDs, tendo assim um total de 18.449 Pessoas com Deficiência (levando-se em conta todos os tipos de deficiência). No CadÚnico, há cadastrados 1.792 deficientes, sendo 885 homens e 907 mulheres. Já pela Apae Arujá, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação, são 128 alunos cadastrados no sistema.
O chefe do Executivo Municipal disse ainda que essa ação de governo é apenas o início e que novas benfeitorias, em prol das Pessoas com Deficiência, estão sendo tomadas. "Próximo a esse Espaço PCD, iremos adequar o banheiro público, que será totalmente adaptado e deverá ficar pronto em breve. Recentemente, demos início ao Programa de Libras em nossas escolas municipais e, em breve, mais de seis mil alunos terão acesso a este ensino. No momento, 200 professores vêm se capacitando para possibilitar o início das aulas de Libras. Estamos preparando também atividades dentro do Programa Viva Esporte na cidade e criaremos um corpo paralímpico de atletas para bocha", destacou.
Marcou presença no evento o atleta paralímpico de bocha, Maciel Santos, que já participou de várias paralimpíadas pela Seleção Brasileira, inclusive, em Londres ( 2012 ), Rio de Janeiro ( 2016 ), Tóquio ( 2020), e que veio de Mogi das Cruzes para prestigiar a inauguração do Espaço PCD.
Pela Câmara Municipal de Arujá, o vereador Divinei da Silva representou o presidente Abelzinho e o Legislativo arujaense, e parabenizou a Prefeitura pelo espaço, reiterando o empenho da Casa de Leis que aprovou, recentemente, o Projeto de Resolução 14/22, que cria a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. "Agora, com a Comissão, iremos fazer um trabalho ainda melhor para os PCDs do nosso município", ressaltou.
Para o secretário municipal de Esportes, Fabio André, que estava ao lado de seu adjunto Anderson "Bolinha", a Prefeitura de Arujá está cumprindo literalmente o seu lema, que é "Cuidando das Pessoas". "Esse é o pontapé inicial, para uma série de ações que iremos desenvolver dentro do nosso Programa Viva Esporte e também das ações de governo que irão promover maior acessibilidade na cidade", observou. 
Estiveram presentes na cerimônia, além do prefeito Dr. Camargo, do secretário municipal de Esportes Fabio André, do presidente da Câmara Abelzinho e o vereador Divinei, os vereadores Luiz Fernando, Professora Cris do Barreto, Reynaldinho, João Luiz, Jean da Padaria, Renan de Arujá, Genilson Moto, Reynaldinho, GCM Uelton e Pastor Samoel Maia, bem como secretários municipais, a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Sonia Barradas, e membros da entidade; a diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Sueli Maria Alves Perandin Arambul e o professor de Educação Física da entidade Carlos Alberto Medeiros; a representante do Conselho Municipal do Idoso, Reinilde Oliveira Lima, além de Hadassa Machado dos Santos, das gêmeas autistas : Ana Maria Machado Evaristo dos Santos e Maria Luiza Machado Evaristo dos Santos, de 16 anos, entre outros representantes dos PCDs arujaenses.

 

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

Apae de Arujá celebra 33 anos de história e serviços

6

Revitalizado, monumento do Padroeiro de Arujá recebe visitas

5

Rede de clínicas AmorSaúde chega a Arujá oferecendo consulta

6

Guia de Anunciantes