Legislativo forma Comissão de Representação para discutir problemas com a Elektro

Proposta foi lida e aprovada na 48ª Sessão Ordinária, após falas duras dos vereadores contra a concessionária

A Câmara de Arujá decidiu formar uma Comissão de Representação para discutir as falhas recorrentes no serviço de distribuição de energia prestado pela Elektro na cidade de Arujá. O projeto de Resolução nº 15/2022, de autoria da Mesa Diretora, foi lido e aprovado com 14 votos – unanimidade entre os presentes - na 48ª Sessão Ordinária de 14/3.
A formação da Comissão foi uma proposta apresentada pelo presidente da Casa, Abel Franco Larini (PL), o Abelzinho, na Sessão Ordinária de 7/3 em resposta aos debates registrados no Plenário onde, visivelmente irritados, os vereadores fizeram duras críticas à Elektro.
As principais reclamações contra a concessionária referem-se ao fornecimento de energia – muito precário em áreas rurais do município; falta de poda de árvores que se entrelaçam com a fiação e prejudicam a transmissão, além da demora no restabelecimento da iluminação. Houve ocasião em que bairros chegaram a ficar mais de 30 horas na completa escuridão.
A ideia é que a Comissão vá até a sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em Brasília e mobilize a classe política da região, representada no Congresso Nacional, na busca de uma solução definitiva para o que se tornou, na prática, um impasse.
Os nomes que irão compor a Comissão ainda serão definidos.

Ordem do Dia
Também foram aprovados em definitiva rodada de discussões no Plenário, os projetos de Lei 56/2022 e 58/2022 que tratam de inclusão de mais R$ 5.589.836,96 milhões no Orçamento de 2022. Os recursos serão utilizados para as áreas de Saúde e Educação e são provenientes do governo federal e de apuração de superávit financeiro e excesso de arrecadação em contas do município; o PL 101/2021, que denomina Manoel Arão dos Santos, a quadra poliesportiva no Jardim Real, proposta dos vereadores Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB) e José Genilson da Silva (PT), o Genilson Moto; e o projeto demDecreto Legislativo 10/2021, que concede Diploma de Honra ao Mérito ao Jornal de Arujá, proposto pelo Poder Legislativo.
Ainda foram incluídos na Ordem do Dia e aprovados em 1ª discussão os PL’s 57/2022 e 59/2022. O primeiro trata da criação e instituição do Programa Municipal de Qualificação Tecnológica e o segundo de abertura de crédito adicional no valor de R$ 648.763,17, dinheiro que será aplicado na pavimentação de ruas dos bairros Caputera e Vila Pedroso.

Repúdio
Após diversos discursos de rejeição às falas do deputado estadual Arthur do Val (Sem Partido), o Mamãe Falei, na Sessão de 7/3, os vereadores aprovaram, por iniciativa do vereador Samoel Maia de Oliveira (Republicanos), o Pastor Samoel Maia, uma Moção de Repúdio (77/2022) ao parlamentar.
Ao retornar da Ucrânia para onde viajou em suposta missão humanitária Mamãe Falei fez declarações consideradas sexistas em um grupo de WhatsApp e o áudio vazou. Desde então, o deputado paulista vem enfrentando uma enxurrada de protestos e um processo de cassação do seu mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), aberto no último dia 9/3.

Indicações  
Ainda foram encaminhadas à Prefeitura 89 Indicações e 25 pedidos de informação, por meio de requerimentos.

Leitura
Entraram para leitura na pauta e serão encaminhados à análise das Comissões Permanentes, o projeto de Lei Legislativo (PLL) 79/2021, que propõe desconto no IPTU para quem adotar cães ou gatos, de autoria do vereador Vinícius Henrique Alberto Bernardo (Rede), o Vinícius Pateta; o PLL 102/2021, proposto pelo Pastor Samoel Maia (Republicanos) de criação do botão do pânico no aplicativo 153 e o PLL 111/2022, idealizado pela vereadora Cristiane Araújo Pedro de Oliveira (PSD), a Profª Cris do Barreto, que dispõe sobre a permissão de uso das faixas exclusivas de ônibus por motoristas de táxis.

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

Apae de Arujá celebra 33 anos de história e serviços

6

Revitalizado, monumento do Padroeiro de Arujá recebe visitas

5

Rede de clínicas AmorSaúde chega a Arujá oferecendo consulta

6

Guia de Anunciantes