Demanda reprimida por vagas em creche eclode e fila de espera é de 600 crianças em Arujá

A Secretaria de Educação de Arujá apresentou na Câmara Municipal, durante Audiência Pública realizada no último dia 25/02, os números relativos ao 3º quadrimestre de 2021. Na ocasião, a secretária Elaine Gentil e o adjunto Juan Torres responderam a questionamentos formulados pelos vereadores e pelo público, que participou tanto presencialmente quanto pelo chat da transmissão ao vivo pelo YouTube. O evento foi presidido pelo vereador Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB).
Segundo Elaine Gentil, Arujá conta atualmente com uma fila de espera por vagas em creche de 600 crianças. Segundo ela, a demanda surgiu “repentinamente”, provavelmente, por conta de uma baixa na procura por vagas durante a pandemia.
Para suprir a demanda, a titular da Pasta assegurou a construção de cinco novas unidades escolares ao longo dos próximos anos, uma delas com previsão de entrega ainda neste ano e capacidade para atender cerca de 120 crianças.
“Emergencialmente, lançaremos convênios com instituições a partir de abril, para dar start no projeto de creches conveniadas e atender, de forma emergencial, essa demanda”, assegurou Gentil. O convênio deve ocorrer nos moldes do já existente com a Creche Acalanto (AFA). “É uma emergência e uma medida que estamos tomando para que crianças não fiquem eternamente na fila de espera”, disse.

Estagiários
A contratação de estagiários em Pedagogia, responsáveis entre outras coisas pela atenção às crianças com necessidades especiais, foi um dos assuntos abordados, após indagações do vereador Uelton de Souza Almeida (PSDB), o GCM Uelton.
A titular da Pasta explicou que o processo de contratação de estagiários, iniciado ainda no ano passado e coordenado pelo CIEE, resultou na seleção de 78 candidatos, dos quais apenas sete aceitaram a vaga quando da convocação. O motivo: a maioria morava em locais distantes, em outros Estados e até em outras regiões como Norte e Nordeste, conforme exemplificou Elaine Gentil.
Para resolver o problema, que resultou neste atraso, foi iniciado um novo processo seletivo, desta vez, com a participação direta da Secretaria, que atuou para garantir que todos os selecionados de fato tivessem interesse em ocupar a vaga.
“Ligamos para todos confirmando interesse, explicando sobre o trabalho a ser desenvolvido e questionando se de fato tinham o perfil para a vaga”, explicou Gentil ao afirmar que naquela mesma data teve início a convocação dos estagiários.
De fato, no mesmo dia da Audiência (25/2) foi publicado no Diário Oficial da Prefeitura de Arujá o edital de convocação de 50 candidatos para estágio em Pedagogia. Segundo o documento, os interessados deveriam comparecer à Secretaria Municipal de Educação para manifestação de interesse, das 9h às 16h, dentro de cinco dias úteis. Com isso, Gentil estima que o problema será, enfim, solucionado.
Uelton ainda questionou sobre problemas no serviço de transporte escolar, alvo constante de reclamações de pais e dos próprios transportadores. A secretária admitiu dificuldades com relação à empresa vencedora do processo licitatório de transporte, a WMW Locação e Transporte.
“Vários bairros apresentam problemas. Já fizemos três notificações e não obtivemos respostas. A questão está no Departamento Jurídico e a empresa já foi informada de que o contrato será suspenso”, afirmou a titular da Pasta.
O vereador Divinei Silva (PL) destacou a necessidade do retorno às aulas presenciais, após a devida imunização das crianças da rede pública. O parlamentar também lamentou a “falta de compromisso” da empresa vencedora da licitação.
O vereador José Genilson da Silva (PT), o Genilson Moto, pautou a falta de professores eventuais para substituir os titulares em caso de ausência. A secretária reconheceu a inexistência do cargo na estrutura da Educação, mas  disse que a questão já está em análise na Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura.

Audiência
A Audiência de prestação de contas cumpre determinação contida na Lei Municipal nº 3049/2018 que obriga a apresentação de um balanço dos investimentos feitos em cada quadrimestre, ampliando as possibilidades de fiscalização e controle social sobre o Orçamento público.
O público também pôde encaminhar dúvidas e comentários através do chat de transmissão ao vivo do canal da Câmara no YouTube ou presencialmente.
Ainda participaram presencialmente da Audiência os vereadores Reynaldo Gregório Junior (PTB), o Reynaldinho, Cristiane Araújo Pedro de Oliveira (PSD), a Profª Cris do Barreto, Samoel Maia de Oliveira (Republicanos), o Pastor Samoel Maia, e Abel Franco Larini, o Abelzinho.
A íntegra da Audiência fica à disposição para consulta no canal oficial da Câmara no YouTube.

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

Apae de Arujá celebra 33 anos de história e serviços

6

Revitalizado, monumento do Padroeiro de Arujá recebe visitas

5

Rede de clínicas AmorSaúde chega a Arujá oferecendo consulta

6

Guia de Anunciantes