Cidades do CONDEMAT realizarão apresentação de projetos de enfrentamento à pandemia na próxima semana

12 municípios se inscreveram e irão mostrar ações exitosas na pandemia

O CONDEMAT - Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, irá realizar na próxima terça-feira (14/12) o primeiro Simpósio de Saúde do CONDEMAT - SISAC, que reúne iniciativas de sucesso da região no combate ao Coronavírus, bem como em prol da saúde da população. O evento será exclusivo para convidados e contará com a presença de autoridades municipais, especialistas em saúde e epidemiologia do Estado de São Paulo.
Idealizado e realizado pelo CONDEMAT, o encontro tem participação das cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano.
Para a coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do CONDEMAT, Adriana Martins, o encontro é um momento de compartilhar experiências positivas e estreitar os laços entre as autoridades municipais com os governos estadual e federal. “O SISAC irá reunir as melhores iniciativas em prol da saúde pública como forma de exaltar a força da nossa região e criar uma ponte entre governos, o que pode possibilitar maior captação de recursos para a continuidade dos trabalhos”, explica.
Salesópolis é responsável por dois projetos do SISAC, sendo que irão apresentar na mesa técnica o “Projeto Olhe-se”. A iniciativa visa dar maior visibilidade aos trabalhadores da Cooperativa de Recicladores, como forma de gerar a conscientização sobre a saúde, realização de exames periódicos para a promoção da qualidade de vida para toda a população.
Já Santa Isabel realizou o trabalho “Unidade Sentinela”, no qual foram concentrados os atendimentos de casos leves e moderados de Covid-19 em uma unidade básica de saúde como forma de prover acolhimento imediato, diminuir a contaminação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, bem como diminuir o número de agravamento de casos com o tratamento dos pacientes.
A Secretaria de Saúde de Santa Branca inscreveu três projetos e irá fazer a apresentação oral do trabalho “Reabilitação Fisioterapêutica pós-Covid-19”, no qual reforçam a importância do tratamento multidisciplinar para a recuperação total de pessoas que foram acometidas com o Coronavírus no município. Desse modo, é possibilitada maior qualidade de vida e retorno à vida prévia do paciente.
Por último, Suzano, que apresentou cinco projetos ao SISAC, irá apresentar “Gestão aproximada de recursos, garantias seguras às práticas do servidor e ao cuidado digno ao usuário em tempo de pandemia”, que aborda as iniciativas desenvolvidas para garantir a manutenção e abastecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e medicamentos na rede municipal de saúde, como forma de fortalecer os atendimentos a todos os pacientes.
Segundo o presidente do CONDEMAT, Rodrigo Ashiuchi, há grande expectativa para o simpósio. “Estamos muito orgulhosos de criar esse espaço para compartilhamento de conhecimento, informação e boas práticas, que podem ser adaptadas por todos para levar o melhor atendimento em saúde em todo o Alto Tietê”, comenta.
As Prefeituras abrangidas pelo CONDEMAT são apoiadoras do encontro, que conta também com o patrocínio de empresas locais, como a Suzano S.A; RV Ímola; Sabesp; Grupo RFR; Açotubo; Dagan; Karina Plásticos; Lepe; Mirandinha Miniaturas; Mobensani; Mogi Mater; Hospital Santa Maria; Sil Fios e Cabos; Truckvan; Mars, Murc e Transguará.
O Simpósio de Saúde do CONDEMAT será dia 14 de dezembro de 2021, no Guararema Parque Hotel. No site do evento (simposiodocondemat.com.br) é possível acessar as informações sobre a programação e palestrantes. No Facebook (fb.com/condemataltotiete) e Instagram (@condemataltotiete), são postadas as atualizações sobre o SISAC.

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

Apae de Arujá celebra 33 anos de história e serviços

6

Revitalizado, monumento do Padroeiro de Arujá recebe visitas

5

Rede de clínicas AmorSaúde chega a Arujá oferecendo consulta

6

Guia de Anunciantes