Obras de infraestrutura e execução do Plano de Saneamento prometem revitalizar Jardim Real

Obras de infraestrutura viária, esporte e lazer, além da execução do Plano de Saneamento Básico, aprovado pela Câmara de Arujá, prometem revitalizar o bairro do Jardim Real

Na última semana, a Prefeitura efetuou, em atendimento aos pedidos dos vereadores Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB) e José Genilson da Silva (PT), o Genilson Moto, ações de limpeza, manutenção e cidadania – o chamado Prefeitura nos Bairros.
Mas a melhoria definitiva da qualidade de vida dos moradores do Jardim Real ainda depende de uma solução de longo prazo: a instalação da rede de esgoto na parte baixa do bairro. Ali, as residências ainda utilizam fossa e os dejetos são despejados no curso d´água que corta um remanescente de área verde que ainda existe no local. Nesse ponto, a Prefeitura quer implantar um bosque.
Os vereadores, que também moram no Jardim Real, no entanto, estão preocupados. “Queremos ter acesso detalhado a esses projetos, inclusive, o prazo e as etapas de execução do plano de saneamento. A população precisa saber quais serão os impactos da instalação da rede em nosso bairro. É claro que é fundamental termos acesso a esse benefício. O problema é que muitos moradores terão de liberar seus terrenos para passagem da canalização do vizinho e isso poderá gerar transtornos e conflitos, para os quais, ninguém está devidamente preparado”, alerta Luiz Fernando.
Já Genilson, em visita ao bairro com o colega e vizinho na última quinta-feira, chamou a atenção para a possível construção de uma nova via no Real. “Precisamos avaliar se isso é prioridade mesmo para os moradores e quais serão as implicações para quem mora aqui”, pontuou. Trata-se da abertura de um acesso viário do Jardim Real em direção ao Mirante. A obra vai permitir que veículos cheguem mais rápido ao bairro vizinho.
Os dois parlamentares também conversaram com moradores e ouviram reivindicações. Há queixas sobre despejo irregular de lixo, falta de escoamento de águas pluviais e de limpeza de áreas públicas.
“Conseguimos que a Prefeitura limpasse vários pontos do bairro, entre eles, um terreno localizado na Rua Hans Ossamu Susuki. Nesse ponto também foi retirada uma árvore, que estava prestes a cair. Porém, precisamos da colaboração de todos na conservação dos serviços”, disse Luiz Fernando.
Por solicitação de Luiz e Genilson, a Prefeitura também recapeou vias e corredores de ônibus entre os bairros Real e Arujamérica.
A autônoma Alcione Ferreira Lima pediu mais melhorias. “Queremos a construção de calçada na praça da Hans Susuki. Se fizer, a gente ajuda a cuidar”, prometeu.
Há mais de 30 anos no bairro, Atenilson dos Santos, o Bahia, disse que o Real vem “melhorando”. Ele foi um dos fundadores da Associação de Moradores.

Audiência Pública
A fim de ouvir e entender as necessidades da população, tanto Luiz quanto Genilson defendem a realização de uma Audiência Pública. “Os moradores precisam se apropriar das informações e ajudar a definir as prioridades. Será que realmente um bosque é a melhor opção? Ou seria um parque”, questionou Luiz.
Ele ainda apontou para a existência de uma área abandonada, localizada atrás de uma empresa instalada nas proximidades, cujo espaço teria sido utilizado para tratamento de esgoto. “É algo que precisamos discutir e verificar se é de propriedade pública e se é possível integrar ao projeto de revitalização”, indicou Genilson.
Os vereadores vão apresentar pedidos de informações e deverão se reunir com secretários municipais e técnicos da Sabesp a fim de monitorar a implementação desses projetos. “Vamos continuar atentos, pois não podemos deixar com que a população seja surpreendida com medidas cujas consequências serão sentidas – positiva ou negativamente – por quem vive aqui”, finalizaram.
A Audiência Pública deverá ser marcada após conclusão das obras de cobertura da quadra.

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

Techint cria jardins verticais e painel de grafite

4

Final da Gigantes da LAF 2021 acontece neste domingo

1

LAF promove jantar de confraternização para os clubes

2

Guia de Anunciantes