Outubro Rosa: Prefeitura investe em diversas ações

A Prefeitura de Arujá abriu o mês de outubro mostrando que, mesmo atuando dentro maior pandemia ocorrida no último século, desenvolveu e está colocando em ação a dinâmica de um trabalho voltado para o bem-estar e a saúde da população. Neste sentido, o prefeito Luis Camargo, juntamente com o secretário da Pasta, Dr. Leonardo dos Santos Reis, falaram sobre as novidades alvissareiras que planejaram para zerar filas de espera em exames importantíssimos e, muito aguardados pela população, além, de na sequência dos exames, agilizar os atendimentos necessários para as patologias detectadas. 
O encontro com a imprensa ocorreu na segunda-feira, 04, contando ainda com a participação da secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico Flávia Sanches e do secretário da Cultura e Turismo Juvenil dos Santos. As três Pastas estão trabalhando em conjunto nas ações programadas.
Luis Camargo informou que Outubro Rosa que, tinha como foco o exame de mamografia, contará em 2021 também com exame de colo de útero, o Papanicolau. Anunciou também que a Secretaria já zerou as filas de espera tanto para exames de Mamografia e tomografia, assim como está muito próximo de zerar a fila para o Papanicolau. Trata-se de um grande avanço para a saúde das mulheres no município.
Importante lembrar que, no dia 15 de outubro, haverá entrega de flores para todas as mulheres que comparecerem às Unidades de UBS’s, incentivando-as a fazer o agendamento de exames preventivos.
No dia 23 de outubro, das 08:30 às 16:00, nas UBS’s: Jardim Real, Parque Rodrigo Barreto, Pilar e Mirante, exames da Papanicolau, sem agendamento, para mulheres que realizaram exames há mais de um ano.
“No dia 24 de outubro haverá a Caminhada pelo Outubro Rosa na Avenida Mário Covas, para manter a segurança de todos as inscrições já foram encerradas, a procura foi muito grande e rapidamente as 600 vagas disponíveis foram preenchidas”, relatou Dr. Camargo à reportagem.

Previsões do secretário de Saúde
O secretário de Saúde, Dr. Leonardo, acrescentou que, deverão ser realizados, ainda no mês de outubro, entre 630 e 650 exames de Mamografia. Já sobre o Papanicolau ele prevê que o setor deve atender cerca de 1.200 mulheres, que seria 30% do número de mulheres que estão com os seus exames vencidos no cadastro da Secretaria de Saúde, algumas podem ter realizado o exame por outras vias, citando como exemplo, planos de saúde particulares.
Outras novidades estão a caminho para aperfeiçoar o atendimento de saúde no município. Um deles refere-se a um aplicativo (APP) para marcar/agendar consultas, e, se necessário, desmarcar abrindo, assim, oportunidade para que outras pessoas possam ocupar a vaga agendada. 

Parcerias de outras Secretarias
A parceria de Cultura e Turismo no Outubro Rosa já teve início com aulas de yoga na Praça do Coreto, tendo continuidade no mesmo local, dias: 10, 17 e 24 às 08:00 e 09:00.
Já á Secretaria de Desenvolvimento Econômico, além de contar com apoio do  grande parceiro Sebrae, realizará, no dia 14 de outubro, a Live da “Mulher Empreendedora no Século XXI” com a distinta arujaense, palestrante, Leila Navarro.
No dia 15 de outubro haverá um Workshop para mulheres de negócios.
Dias 16 e 17, Feira da Micro Empreendedora na Praça do Coreto.

Novembro Azul e outros exames importantítissimos em Arujá
Para o público adulto, do sexo masculino, no Novembro Azul, estão previstos também eventos específicos, afinal os cavalheiros são, assim como as mulheres, elementos essenciais à sociedade e ao município e devem ser cuidados com zelo e atenção, portanto terão exames específicos agendados.  
Uma das grandes notícias passadas pelo prefeito e seu secretário de Saúde, foi a busca pela introdução de dois exames importantíssimos para a população em idade adulta:  Colonoscopia e Endoscopia. Depois dos estudos, levando em conta a demanda existente,  assim como os planejamentos e  trâmites burocráticos e financeiros, a Secretaria deverá realizar pregão eletrônico para contratar empresa especializada para a realização destes exames que jamais foram contratados pelo município. Assim sendo, pode-se afirmar que Arujá caminha em passos largos para aperfeiçoar o atendimento público de saúde à sua população.  
Veja mais detalhes sobre o tema na ilustração oficial.

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

2ª Etapa do Circuito Mirim de Corrida foi realizada

3

Secretaria de Desenvolvimento Econômico homenageou mulheres

3

Polo Arujá da Universidade Anhembi Morumbi torna-se modelo

2

Guia de Anunciantes