Agora é Lei: Prefeitura regulamenta Patrulha Maria da Penha

Proposta de autoria dos vereadores Rafael Laranjeira e GCM Uelton foi sancionada pelo prefeito

A Patrulha Maria da Penha, que já funciona em Arujá com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), agora está regulamentada. O PL 22/2021, de autoria dos vereadores Rafael Santos Laranjeira (Rede) e Uelton de Souza Almeida (PSDB), o GCM Uelton, foi sancionado pelo prefeito. A Lei Municipal nº 3401/21 foi publicada no Diário Oficial Eletrônico da Prefeitura em 14/9.
A Patrulha, como determinado no artigo 1º, deve “estabelecer relação direta com a comunidade, assegurando acompanhamento e atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar com benefício de medidas protetivas, diminuindo o índice de reincidência”.
Na prática, a Patrulha Maria da Penha integra a rede de atendimento e proteção às mulheres em situação de violência na cidade, ampliando a capacidade de intervenção em casos desse tipo.
O projeto está baseado em três diretrizes de atuação: instrumentalização da GCM, capacitação dos agentes envolvidos no atendimento às mulheres e ações de prevenção.
“Considerando que nossa cidade não possui nenhum programa efetivo de acompanhamento das medidas protetivas, é necessária a criação desse projeto”, destacou Uelton Almeida (PSDB), o GCM Uelton, na ocasião da votação da proposta em Plenário.
O vereador Rafael Laranjeira (Rede), por sua vez, salientou que a ação possibilitará a emissão de relatórios semanais destinados tanto à Delegacia Especializada quando ao Poder Judiciário a fim de garantir a aplicação das medidas protetivas. Dessa forma, conseguiremos dar respaldo às mulheres vítimas de violência doméstica”, disse.

 

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

2ª Etapa do Circuito Mirim de Corrida foi realizada

3

Secretaria de Desenvolvimento Econômico homenageou mulheres

3

Polo Arujá da Universidade Anhembi Morumbi torna-se modelo

2

Guia de Anunciantes