A evolução da saúde em tempos de pandemia

Os 60 anos do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) ocorre num momento emblemático na história da medicina. Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a pandemia do novo coronavírus o período tem sido de adversidades, mas que produzirá avanços administrativos e tecnológicos aos gestores da saúde.
A OMS já estimou que 10% dos pacientes que contraem a doença desenvolvem síndromes pós-covid, como a Guillain-Barré - em que o próprio sistema imunológico ataca as células nervosas, causando fraqueza e paralisia muscular. Como gestor hospitalar, reconheço o desafio desses novos casos, além de manter promoção da saúde, controle de doenças crônicas e reabilitação.
Desde sua abertura, em 9 de julho de 1961, o HSPE é referência em saúde básica e de alta complexidade. Não será diferente neste período. Em breve, vamos realizar um censo de saúde via aplicativo. Nossos 1,3 milhão de usuários serão entrevistados para análise de riscos, tratamentos, medicamentos por região, além de previsão de credenciamentos.
Em crises é preciso ser ágil. O HPSE foi pioneiro ao abrir em 18 de março de 2020 um pronto atendimento exclusivo, chamado Gripário, para pacientes com suspeita da covid-19 em São Paulo, com mais de 40 mil atendimentos até o momento.
Outro avanço foi a Telemedicina. Boa parte do atendimento continuará presencial, mas ela é eficaz para consultas de retorno e orientação. O HSPE também ganhou o Centro de Simulação Realística que oferece cursos teórico-práticos com equipamentos modernos para procedimentos clínicos e cirúrgicos com bonecos simuladores de alta-fidelidade. 
Nos próximos 60 anos teremos uma medicina mais eficiente, integrada e com equipes multidisciplinares. O legado será o investimento global em saúde e ciência nas áreas tecnológica e de recursos humanos.

Wilson Modesto Pollara, superintendente do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe)

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

EAMA retoma atividades com a realização da prova do Circuito

2

"Nossa Arujá e Projeto Saudade" exibe fotos da cidade

8

Prime Beef inaugura loja em Arujá

7

Guia de Anunciantes