Prefeitura de Arujá, em parceria com o Senai, disponibiliza cursos gratuitos de qualificação profissional para a população

A Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e em parceria com o Senai de Arujá e de Guarulhos, anuncia cursos gratuitos de qualificação profissional para a população.
Os cursos, ministrados na modalidade EAD (Ensino a Distância), são destinados para qualquer pessoa que esteja interessada e tenha o objetivo de se capacitar para o mercado de trabalho, obtendo conhecimentos técnicos e especializados sobre diversas áreas. A qualificação da mão de obra local é um dos objetivos da Administração Municipal e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Arujá, para que as indústrias possam absorver essa força de trabalho dentro da própria cidade.
"Antes de assumir o comando da Prefeitura, já havíamos diagnosticado, inclusive em conversas com os empresários e representantes das indústrias do município, que um dos maiores empecilhos para a contratação de mão de obra local era a falta de qualificação profissional. Agora, com essa parceria que a Prefeitura tem com o Senai de Arujá e de Guarulhos, por meio da Pasta de Desenvolvimento Econômico, isso será possível. Aliando a capacitação técnica à disponibilidade de vagas por meio do Arujá Emprega e do PAT, que inauguramos em novo prédio recentemente, o arujaense terá oportunidade de trabalhar na nossa própria cidade", afirmou o prefeito Luis Camargo, o Dr Camargo.
A opinião é endossada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Carlos Santos. "A vinda da unidade de treinamento do Senai foi uma grande conquista para a cidade de Arujá. A escola Senai tem uma credibilidade enorme e isso só enriquece ainda mais o currículo de quem passa por lá. Se queremos melhorar a qualidade de vida dos nossos jovens, temos no Senai a grande oportunidade para isso".
A Prefeitura de Arujá também vai ofertar, em parceria com o Senai da cidade e de Guarulhos, cursos de capacitação técnica, inclusive, para servidores municipais. A Administração Municipal tem se preocupado, desde o início da atual gestão, a qualificar seus funcionários, tanto que nos primeiros dias de governo ministrou palestras e workshops sobre o funcionamento do sistema de trabalho no Executivo.
Para encontrar os cursos e suas especificações, siga esse passo a passo: primeiro acesse o link (https://guarulhos.sp.senai.br/). Logo após, clique em "Cursos" e depois em "Cursos Livres". Selecione o curso desejado e clique em "A Distância". Nesta aba terá a grade do curso, especificações e requisitos, se estiver de acordo, clique em "Inscrever-se".

Cursos EAD disponíveis: 
• Desvendando a Indústria 4.0
• Competência Transversal - Noções Básicas de Mecânica Automotiva
• Desvendando o BIM
• Competência Transversal - Consumo Consciente de Energia
• Economia Circular
• Preparação para o Mundo do Trabalho
• Privacidade e Proteção de Dados (LGPD)
• Empreender SENAI
• Competência Transversal - Propriedade Intelectual
• Competência Transversal - Finanças Pessoais
• Competência Transversal - Educação Ambiental
• Competência Transversal - Segurança no Trabalho
• Competência Transversal - Tecnologia da Informação e Comunicação
Para mais informações procure a unidade do Senai de Arujá no endereço: Rua Urias Pithon, 130, Chácara São José, de segunda a sexta-feira das 13h às 20h e de sabádo, das 9h às 16h. Entre em contato pelo Telefone/WhatsApp (11) 4653-3672 ou pelo e-mail: senaiaruja@sp.senai.br
Veja alguns depoimentosde  alunos e ex-alunos do Senai de Arujá:
“Sou morador de Arujá e, em 2017, fiz o curso de Eletricista Instalador e no ano de 2018 me formei também como Operador de Máquina de Usinagem pelo Senai de Arujá, porque queria me qualificar profissionalmente. Foi muito importante ter feito esse curso, porque, por meio dele, consegui oportunidade de emprego com renda melhor. Hoje, trabalho na área de operador de máquina de usinagem e, nas horas vagas, presto serviço como eletricista residencial, como uma renda extra. Se não fosse esse curso, eu teria que ir trabalhar fora da cidade.  Enfim, indico para todos os que querem uma oportunidade melhor de emprego, e que queiram uma vaga em uma indústria de Arujá, que façam os cursos disponíveis pelo Senai de Arujá, em parceria com a Prefeitura. Um abraço a todos e boa sorte!”

Thomas Leite Dias Correia, 24 anos, eletricista instalador e operador de máquina de usinagem.
“Quando fiz o curso no Senai de Arujá, trabalhava como operador de máquina. Apesar de eu gostar de operar maquina, também gosto muito da elétrica. Iniciei o curso em Arujá de Eletricista Instalador em 2017. Logo em seguida, em Guarulhos, iniciei o de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. Desde que terminei o curso de Eletricista Instalador, mesmo eu trabalhando em empresa, eu vinha atuando nas horas vagas fazendo manutenção em residências, troca de disjuntores, tomadas, lâmpadas e etc. Sem falar que sempre que eu precisava de uma manutenção tinha que pagar; isso quando achava alguém para fazer a manutenção. Pretendo fazer mais cursos e aprimorar mais ainda o que já aprendi, pois o impacto que os cursos que fiz têm causado e vêm causando na minha vida tem sido muito bom”.

Clayson de Sousa Rodrigues Costa, 37 anos, eletricista residencial.

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

EAMA retoma atividades com a realização da prova do Circuito

2

"Nossa Arujá e Projeto Saudade" exibe fotos da cidade

8

Prime Beef inaugura loja em Arujá

7

Guia de Anunciantes