Prefeitura anuncia convênio com universidade para reforço a alunos da rede; aulas presenciais só no 2º semestre

Informação foi dada pela Secretaria de Educação em Audiência Pública para prestação de contas aos vereadores

Os reflexos da suspensão das aulas presenciais em decorrência da pandemia do coronavírus já são visíveis em todo o País – e em Arujá não é diferente. De acordo com a titular da Pasta de Educação, Elaine Gentil, a realidade da rede é de grande defasagem, especialmente nos primeiros anos de alfabetização. O diagnóstico foi apresentado durante Audiência Pública de prestação de contas do 1º quadrimestre de 2021, realizado na Câmara de Arujá no último dia 27.
“Hoje, infelizmente temos alunos no 2º ano que não estão alfabetizados, muito em função da pandemia. Isso nos preocupa, mas estamos acompanhando”, disse a gestora ao anunciar um programa de aulas de reforço em parceria com a Universidade de Guarulhos (UNG).
Segundo Gentil, a instituição de ensino irá ceder estudantes de Pedagogia na fase final de formação para ministrar as aulas. O trabalho será coordenado por uma professora mestre em Educação.
“Poucas vezes o município promoveu um programa de reforço e recuperação como esse, mas entendo ser fundamental para minimizar os prejuízos ao aprendizado provocados pela pandemia”, explicou a secretária, que há anos atua como professora na rede municipal.
As crianças que participarão do programa serão definidas através de avaliações diagnósticas, cujo objetivo será justamente identificar quais alunos apresentam maiores dificuldades.

Retomada
A secretária anunciou ainda que as aulas presenciais serão retomadas a partir do 2º semestre, inicialmente no sistema híbrido – presencial e remoto. Segundo ela, todos os alunos terão a possibilidade de assistir às aulas presencialmente ao menos uma vez na semana.
Antes, será promovido um evento de formação com os professores para prepará-los para o sistema híbrido.

Vereadores
A Audiência foi coordenada pelo vereador Divinei da Silva (PL), e contou com a participação dos vereadores Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB), Samoel Maia de Oliveira (Republicanos), o Pastor Samoel Maia, vereadora Cristiane Araújo Pedro de Oliveira (PSD), a Profª Cris do Barreto, José Genilson da Silva (PT), o Genilson Moto, Jean Mark Gonçalves Pereira (PDT), o Jean da Padaria, João Luiz Soares (PSD), Rafael Santos Laranjeira (Rede) e Uelton Almeida (PSDB), o GCM Uelton.

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

EAMA retoma atividades com a realização da prova do Circuito

2

"Nossa Arujá e Projeto Saudade" exibe fotos da cidade

8

Prime Beef inaugura loja em Arujá

7

Guia de Anunciantes