Barbeiro na Comunidade: projeto que já formou centenas de jovens chega a Arujá

Movidos pela paixão ao ofício e a vontade de fazer a diferença em um mundo tão desigual. Estes são dois pilares que movem Maria de Fátima e Bruno Paes, mãe e filho, que juntos tocam o projeto Barbeiro na Comunidade. Desde 2012 eles ensinam jovens sem condições financeiras a se tornarem barbeiros profissionais.
Em Arujá, a escola está localizada no número 66 da Rua Serra de Bragança, no Mirante. Bruno conta que aprendeu a cortar cabelo com sua mãe, que trabalha nesta área há mais de 25 anos. A ideia de ensinar jovens nasceu no Vale do Paraíba, quando ele montou sua barberaria. “Não encontrei profissionais para trabalhar, foi então que montei uma escola e fui ensinando do meu jeito. Assim nasceu o projeto Barbeiros do Vale, que foi e um sucesso”, ressalta Bruno, que ficou conhecido como Bruno Tesourinha e por lá já formou dezenas de jovens que hoje tiram seu sustento trabalhando como barbeiro.
Foi então que este ano, mesmo com tantas turbulências, Bruno e sua mãe pensaram: porque não fazer esse trabalho em Arujá, ajudando jovens que não tem condições de arcar com um curso? E assim nasceu o Barbeiros na Comunidade em Arujá.

O curso
Com duração média de três meses, o curso do projeto Barbeiros na Comunidade é destinado para jovens de 14 a 25 anos, que não tenham condições financeiras de arcar com uma escola particular.
Bruno conta que para participar da seleção, o candidato deve fazer uma redação colocando seus dados (nome, idade e telefone), contando o porquê deseja ser barbeiro e entregar na escola aos cuidados da Fátima. O candidato também não pode estar trabalhando para poder participar do curso que tem uma média de três meses de duração, sendo dividido em 12 aulas práticas e 12 de estágio. No final, é entregue o certificado.
“Nosso trabalho é gratuito e não contamos com nenhum tipo de incentivo de instituições públicas. Fazemos por amor”, conclui Bruno Paes.

Serviço
Projeto Barbeiros na Comunidade
Rua Serra de Bragança, 66, Mirante – Arujá
Mais informações sobre o projeto (11) 9.3905-3485
Instagram: @brunotesourinha_ @escolatesourinha_

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

EAMA retoma atividades com a realização da prova do Circuito

2

"Nossa Arujá e Projeto Saudade" exibe fotos da cidade

8

Prime Beef inaugura loja em Arujá

7

Guia de Anunciantes