LDO 2022: população poderá fazer sugestões até o final deste mês

A população de Arujá poderá colaborar no planejamento da cidade para 2022. Até 31/5, a Câmara Municipal receberá sugestões dos munícipes para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2022. Para participar basta mandar a proposta para o e-mail: orcamento@camaraaruja.sp.gov.br.
A informação foi dada na última quinta-feira (20/5) pela presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária Cristiane Araújo Pedro de Oliveira (PSD), a Profª Cris do Barreto, durante Audiência Pública da LDO 2022. Caberá à Comissão analisar as propostas encaminhadas pelos munícipes.
O projeto de Lei nº 11/2021, que trata da peça orçamentária, também está disponível para consulta no site da Câmara – www.camaraaruja.sp.gov.br. Há um link na capa do site que direciona o usuário direto para o texto do PL.
Na LDO, o cidadão poderá conhecer quais são prioridades definidas para a cidade em cada uma das áreas de governo – saúde, educação, serviços, infraestrutura, entre outras. Essas prioridades estão organizadas em programas e, para cada um deles, a Prefeitura determinou uma meta e um valor de investimento.
O novo formato da LDO foi muito elogiado pelos vereadores. 

CHAT
A população também participou de forma ativa da Audiência Pública. Foram recebidos cerca de 60 comentários por meio do CHAT do YouTube da Câmara Municipal, principalmente, referente à educação.
Os arujaenses questionaram a possibilidade de terceirização no atendimento aos alunos das creches do município, medida prevista na LDO 2022. Ao ser perguntado sobre o assunto, Caio Araújo afirmou que o sistema proposto é o mesmo já adotado com a Creche Acalanto e o programa visa cumprir a meta de atender 50% da demanda por vagas para educação infantil até 2024.
Também foram registrados elogios às falas dos vereadores sobre fomento à geração de emprego, acessibilidade e participação popular.
Até a manhã de sexta-feira (21/5), o vídeo já computava mais de 180 visualizações.

Planejamento
Além da LDO, a Prefeitura utiliza o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) como instrumentos de planejamento a fim de apresentar, de forma objetiva e transparente à população, como e onde deve ser aplicado o dinheiro arrecadado no município.
Aliás, a expectativa é que Arujá arrecade cerca de R$ 319 milhões no próximo ano. A LDO deverá ser votada até 30/6.
A íntegra da Audiência está disponível no canal oficial da Câmara de Arujá no YouTube na seção vídeos.

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

EAMA retoma atividades com a realização da prova do Circuito

2

"Nossa Arujá e Projeto Saudade" exibe fotos da cidade

8

Prime Beef inaugura loja em Arujá

7

Guia de Anunciantes