Em Sessão, vereadores reforçam luta contra pedágio na Mogi-Dutra

A instalação de uma praça de cobrança de pedágio nos dois sentidos da Rodovia Mogi-Dutra (SP 088) tem mobilizado moradores dos municípios afetados, além de lideranças políticas contrárias à medida. Na Sessão Ordinária realizada na última segunda-feira (17), os vereadores arujaenses reforçaram o discurso contra a cobrança que, na avaliação deles, deixaria o município “ilhado”.
O rechaço ao pedágio se intensificou após a publicação de um decreto, em 14/5, para abertura de licitação de estradas que vão de Mogi das Cruzes ao Litoral Sul, nomeada 'Lote Litoral Paulista', prevendo a instalação de praças de cobrança nos quilômetros 40 e 41 da Mogi-Dutra, em ambos os sentidos.
Durante a Sessão, todos os parlamentares que fizeram uso da palavra protestaram contra a cobrança, enfatizando que a medida impacta duramente Arujá, que ficaria cercada por praças de pedágio nas principais rodovias que o ligam a municípios vizinhos.

Comissão
Durante a Palavra Livre, o vereador Abel Franco Larini (PL), o Abelzinho, anunciou verbalmente que protocolará um pedido de abertura de Comissão Especial de vereadores para o acompanhamento da pauta.
“Arujá deve ser a cidade mais afetada, pois estaremos sitiados”, opinou Abelzinho. “Se o Governo do Estado não comprar essa briga com a Artesp, teremos um pedágio que atrapalhará a vida dos estudantes e todos os arujaenses que  utilizam os serviços de saúde em Mogi”.
Em resposta ao liberal, o presidente da Casa legislativa, vereador Gabriel dos Santos (PSD), garantiu a constituição da Comissão tão logo o documento fosse protocolado na Casa. Todos os demais vereadores manifestaram apoio à proposta.

Luto
A morte aos 41 anos do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, vítima de um câncer, também repercutiu entre os parlamentares. Diversas manifestações de pesar foram feitas durante a Sessão. “Em nome da família PSDB, lamento a perda de Bruno Covas, um homem, ser humano e político que acreditava que por meio da política é possível alcançar soluções para os desafios e problemas de nossas cidades, Estados e País, sempre por vias democráticas”, destacou o vereador tucano Luiz Fernando Alves de Almeida.

Proposituras
A Sessão ainda contou com a aprovação de 101 Indicações parlamentares, 23 Requerimentos de informações, duas Moções e dois Projetos de Lei de autoria legislativa.
A Moção nº 23/2021, de autoria do vereador Divinei da Silva, homenageia os profissionais de enfermagem pelo 12 de maio, data em que se comemora o dia internacional da categoria. “Essa Moção tem o objetivo de exaltar, merecidamente, os profissionais que tanto merecem nosso respeito, carinho e consideração”, destacou o parlamentar, ao ressaltar o papel dos enfermeiros na linha de frente do combate à pandemia.
De autoria da vereadora Cristiane Araújo Pedro (PSD), a Profª Cris do Barreto, a Moção nº 24/2021 manifesta apoio a um Projeto de Decreto Legislativo de autoria do deputado Carlos Giannazi (PT) em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), que trata da revogação da cobrança previdenciária indevida aos aposentados e pensionistas do Regime Próprio da Providência estadual.

Projetos de Lei
Na Ordem do Dia, foram aprovados em 1ª votação dois Projetos de Lei legislativos. O primeiro, PL nº 1/2021, dispõe sobre a denominação do equipamento público Fácil Arujá de Jamil Saleh Riman, em homenagem ao comerciante que faleceu em agosto de 2020, vítima de Covid-19. A Profª Cris do Barreto é autora do projeto.
Já o PL nº 38/2021, este de autoria do vereador João Luiz Soares (PSD), denomina como Oscar Gonsalez Biscaino a Rua Oito do Loteamento Lavorare. A nomenclatura é homenagem a um empresário da área siderúrgica, que faleceu em 2015.

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

Plena Saúde apresenta nova estrutura de unidade 24h

6

Pernambucanas inaugura em Arujá trazendo ofertas e descontos

4

SAJ: o melhor da comida árabe agora no Alto Tietê

8

Guia de Anunciantes