Câmara apela por mais vacinas contra Covid-19 para Arujá

Moção de Apelo aprovada pelo Plenário da Casa de Leis na 14ª Sessão Ordinária da última segunda-feira (03) solicita ao governo do Estado o aumento no número de doses de vacinas contra Covid-19 destinada a Arujá. O objetivo é garantir a imunização de 963 profissionais da Saúde do Município que sequer receberam a primeira dose.
A propositura foi sugerida pelo vereador Divinei da Silva (PL) e acatada pelos 15 parlamentares. A Moção nº 18/2021, assinada pelo Poder Legislativo, será encaminhada ao governador João Dória e à Secretaria Estadual de Saúde com cópia para o Poder Executivo local.
Ao comentar a aprovação da iniciativa, Divinei não poupou críticas ao Plano de Imunização de São Paulo. “Temos preocupação e interesse na organização deste plano de vacinação. É preciso que o governo do Estado atenda a todos os municípios, pois a sua incompetência tem nos atrapalhado e o que é divulgado na grande mídia é bem diferente da realidade”, pontuou.
Também foi debatido pelo Plenário, os impactos econômicos causados pela Covid-19, principalmente, aos setores de comércio e serviços, e as mortes provocadas pela doença no País. O Brasil ultrapassou a marca de 400 mil vítimas fatais do coronavírus. Uma delas foi a servidora pública Abigail de Souza Bernardes Silva, que morreu no último dia 27/4, de complicações da Covid-19. Sua trajetória profissional foi lembrada por meio da Moção de Pesar (nº 18/2021) apresentada e lida na Sessão.
A Casa Legislativa também aprovou outras duas Moções – ambas de parabenização. A primeira, de autoria do vereador Vinícius Henrique Alberto Bernardo (REDE), o Vinícius Pateta, que presta homenagem aos policiais civis de Arujá (nº 14/2021); e a segunda (nº 19/2021), de autoria do Poder Legislativo, destinada ao atleta arujaense Guilherme Torriani, integrante da Seleção Brasileira de Handebol, que conquistou vaga para disputar as Olimpíadas de Tókio. Os vereadores Divinei, Paulo Henrique Maiolino (PSD), o Paulinho Maiolino, e Roberto Daniel Duarte (PODE), o Renan de Arujá, presidente da Comissão Permanente de Esportes, fizeram questão de ressaltar a importância do feito para a cidade.
 
UTI Neonatal
Vinícius Pateta defendeu a instalação de uma UTI Neonatal em Arujá. “Precisamos nos unir e pedir apoio aos nossos deputados para trazer esse equipamento para Arujá”, conclamou. Ele contou a experiência de ver seu filho recém-nascido ir à UTI devido a complicações no parto. “Se ele estivesse em um hospital público, sem esse recurso, talvez não tivesse sobrevivido”.
Pateta apresentou e teve aprovado requerimento (nº 309/2021) no qual solicita à Prefeitura o número de recém-nascidos que faleceram na Maternidade Municipal Dalila Ferreira Barbosa desde janeiro de 2018.
A instalação de uma UTI Neonatal na Maternidade já foi pauta de intensos debatidos no Legislativo em outras legislaturas.
Vice-presidente da Casa, a vereadora Cristiane Araújo Pedro de Oliveira (PSD), a Profª Cris do Barreto, disse que a Casa poderia utilizar os valores das emendas impositivas – pois metade precisa ser direcionada à Saúde – para a construção um hospital infantil no Município.
 
1º de maio
Pelo menos três vereadores – Samoel Maia de Oliveira (Republicanos), o Pastor Samoel Maia; Divinei e João Luiz Soares (PSD) mencionaram em suas falas o Dia do Trabalhador, reforçando a importância da data e o desafio de manter empresas e empregos em momento de pandemia. Pastor Samoel Maia ainda lembrou dos desempregados. “É preciso lembrar de quem está trabalhando e daqueles que perderam seus empregos”.

Proposituras
Foram lidas e aprovadas 121 proposituras, sendo 97 indicações e 24 requerimentos. Dois projetos de Lei entraram para leitura: o PL nº 9/2021, de autoria do Poder Executivo que acrescenta dispositivos à Lei 2389/11, alterando a composição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, e o PL nº 01/2021, que denomina Jamil Saleh Riman o prédio do Fácil Arujá.

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

Plena Saúde apresenta nova estrutura de unidade 24h

6

Pernambucanas inaugura em Arujá trazendo ofertas e descontos

4

SAJ: o melhor da comida árabe agora no Alto Tietê

8

Guia de Anunciantes