Arujá tem 79% dos bairros com rede de esgoto

Informação consta do Projeto de Lei nº 347/2020 que está em fase de análise na Câmara

Arujá tem 79% dos bairros atendidos com rede de esgoto e a projeção da Prefeitura e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) é que este índice alcance 95% do território somente em 2041. É o que consta da tabela de metas inserida na nova versão do Plano Municipal de Saneamento Ambiental, elaborado em 2020 e em análise na Câmara de Arujá.
De acordo com o documento existem 22 áreas na cidade sem acesso ao benefício, entre as quais, bairros como Jardim Real, Jardim Via Dutra, Caputera e os Condomínios Arujazinho I, II, III, IV e Arujá 5.
A extensão da rede coletora é de 202 quilômetros, atendendo um número total de 18.899 ligações, sendo que dessas 16.657 pertencem a imóveis residenciais.
Arujá conta com uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada em uma área de 91.800 metros à margem direita do Rio Baquirivu-Guaçu, com capacidade para tratar 150 l/s. Todo o esgoto coletado na cidade é tratado, segundo informações da Sabesp.
No entanto, a obra de construção do coletor-tronco Perová, que deverá receber a outra parte do esgoto da cidade para tratamento na Estação de São Miguel, segue inconclusa. Conforme explicado às páginas 46 ainda falta efetivar a implantação do interceptor Iti-15; a instalação de duas estações elevatórias – Itaquá e Três Pontes - e a implantação dos coletores secundários denominados CT-Perová, CT A4-1 e CT Perová-Sec
 
Água
Arujá tem índice de 99% de abastecimento de água, totalizando 27.965 ligações. Desse total, 24.994 são em imóveis residenciais.
A rede de distribuição tem uma extensão de 396 km, necessitando, em razão do relevo acidentado do município de nove boosteres para atender as áreas mais elevadas. Esses boosteres estão instalados na Chácara Santo Antônio, no Arujá Hills, no bairro dos Fernandes e Fernandes 2, no Novo Horizonte, no Pinheirinho, no Jardim Cerejeiras, no Jardim Joia e no Jardim Pilar.
Arujá está inserida na área de influência do Sistema Integrado de Abastecimento de Água da Região Metropolitana de São Paulo e é atendida diretamente pelo Sistema Produtor do Alto Tietê.
Um total de 322 domicílios, segundo consta do Plano de Saneamento, não tem acesso à rede de água em Arujá, o que justifica o índice próximo a 100% de abastecimento. Os imóveis se situam em três áreas irregulares situadas nas áreas verdes 2 e 11 do Loteamento do Parque Rodrigo Barreto e na área denominada Presidente Bernardes.
 
Ações
Quatro ações são elencadas no Plano como essenciais para garantir a universalização e a melhoria da qualidade do serviço prestado pela Sabesp em Arujá: construção de novo reservatório de água tratada no Centro de Reservação; implantação de redes e ligações de água; redução de perdas e execução de redes e ligações de esgoto.
 
Projeto
O Projeto de Lei nº 347/2020, que trata da revisão do Plano Municipal de Saneamento Ambiental, entrou para leitura na 8ª Sessão Ordinária de 5/4 e segue em análise nas Comissões Permanentes.
Na mensagem enviada ao Legislativo, ainda pelo então prefeito José Luiz Monteiro em 2020, ele explica a importância da revisão do Plano – o último foi feito há 11 anos. “Uma vez aprovada a revisão, a Administração poderá implementar com maior segurança um modelo institucional que viabilize os investimentos necessários à atualização, ampliação e modernização dos citados sistemas de saneamento. A revisão também constitui importante ferramenta para que a Agência Reguladora e o próprio Poder Legislativo, dentro de suas atribuições institucionais, possam fiscalizar e cobrar do Poder Executivo providências e ações concretas sobretudo no que diz respeito ao cumprimento das metas estabelecidas”.
O Plano foi elaborado em julho de 2020 e possui 71 páginas e 12 capítulos.

 

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

Torneios de futebol serão retomados domingo

2

Catálogo digital traz ofertas especiais para o Dia das Mães

8

Liga Arujaense de Futebol retorna com amistosos

18

Guia de Anunciantes