Guia de sobrevivência: cartilha orienta mulheres a enfrentar desafios em meio à pandemia

Com aumento da violência, governo federal lança material com dicas de autocuidado e formas de identificar sinais perigosos de violência

Com orientações principalmente sobre como manter a saúde mental durante a pandemia, o governo federal lançou a cartilha Cuidando da Saúde Mental e enfrentando a violência doméstica e familiar contra a mulher: Autocuidado e Autopreservação durante a pandemia da COVID-19.
O documento, elaborado pela Secretaria Especial de Políticas para Mulheres em conjunto com o Ministério dos Direitos Humanos, traz informações sobre a importância de se manter a rotina de cuidados com a casa, a saúde e o trabalho durante a pandemia.
Dados da ONU Mulheres apontam que são elas as mais afetadas pelos efeitos da “quarentena” porque tiveram aumentadas as tarefas em relação aos cuidados principalmente com os idosos e a educação das crianças.
Além disso, também estão sofrendo com aumento da violência de seus companheiros e o risco iminente de morte dentro de suas próprias casas.
Por conta disso, a cartilha traz dicas importantes sobre como identificar situações de violência, se precaver e denunciar.
O próprio Ministério reconhece o aumento significativo das denúncias e do feminicídio após início da pandemia da Covid-19.
Nos primeiros quatro meses de 2020, a Central de Atendimento à Mulher (180) identificou um crescimento de 14% nas denúncias se comparado ao mesmo período de 2019. Somente em abril os números foram 37,6% maiores que no ano anterior.
Em São Paulo, o aumento de feminicídios chegou a 46% na comparação de março de 2020 com março de 2019. No Acre, o aumento foi de 67% e, no Rio Grande do Norte, o número triplicou (Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2020).
A íntegra da cartilha está disponível no site do Governo Federal. Para ter acesso Mulheres e COVID-19 acesse www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2020-2/outubro/cartilha-traz-dicas-de-autocuidado-e-autopreservacao-para-mulheres/cartilhamulheressademental.pdf

 

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

EAMA retoma atividades com a realização da prova do Circuito

2

"Nossa Arujá e Projeto Saudade" exibe fotos da cidade

8

Prime Beef inaugura loja em Arujá

7

Guia de Anunciantes