Alto Tietê regride para a fase laranja do Plano SP; região terá fase vermelha todos os dias após às 20h e aos fins de semana

O município de Arujá, assim como todos os municípios do Alto Tietê, retornará para a fase laranja do Plano de Retomada Consciente do Governo do Estado de São Paulo. O governo também determinou que todo o Estado de São Paulo ficará em fase vermelha todos os dias, das 20h às 6h, a partir de segunda-feira (25). Além disso, a fase vermelha valerá também para todo o Estado, nos finais de semana e feriados, a partir do próximo final de semana, nos dias 30 e 31. A determinação vale inicialmente apenas por dois finais de semana, até 7 de fevereiro. A medida foi anunciada ontem (22/01), durante a coletiva de imprensa juntamente aos representantes do governo do Estado.  O retorno se dá em função de um aumento de casos, maior número de internações e, consequentemente, diminuição na disponibilidade de leitos. 
O decreto do governo do Estado deverá ser publicado amanhã e passará a vigorar na segunda-feira (25). O prefeito de Arujá, Luis Camargo, disse que seguirá a definição e que na próxima semana se reunirá com secretários para discutir mais a fundo o assunto. "Somos obrigados a seguir, até porque já houve anúncio do governo de que, quem não seguir, irá para o fim da fila (na vacinação). Então, vamos aguardar a publicação amanhã (23) [hoje] e já convoquei os secretários de Assuntos Jurídicos e Desenvolvimento Econômico, para que saibamos todo o contexto do decreto e, na segunda-feira, vejamos a forma de segui-lo com a maior segurança possível", expôs. 
Durante a transmissão da coletiva do governo estadual, também foi tratada a questão da educação. A medida anunciada foi a de que as aulas presenciais não serão obrigatórias e que, a partir de 8 de fevereiro, as escolas do Estado estarão abertas para orientar os pais e estudantes que precisarem ficar, sobre os protocolos sanitários necessários. É importante lembrar que a capacidade presencial máxima de alunos será de 35%, respeitando as normas de segurança.
O Plano São Paulo estabelece ainda diretrizes para a reabertura gradual, segura e inteligente das atividades econômicas, com base em indicadores epidemiológicos e sob uma série de restrições. Vale lembrar que as restrições estabelecidas na fase 2 (laranja) precisam ser respeitadas, sob risco de possível regressão para a fase vermelha, caso a situação se agravar. O governador João Doria, na coletiva, comentou que em São Paulo estão ocorrendo, em média, seis óbitos por minuto e que o contingente de mortos por Covid equivale à queda de, praticamente, quatro aviões, diariamente. Além disso, o Estado afirmou que reabrirá um hospital de campanha em breve e que, se nada mais rígido for feito, em quatro semanas existe o risco do sistema de saúde "entrar em colapso". Mais leitos de UTI e enfermaria estão sendo preparados pelo governo estadual e as cirurgias eletivas, por ora, estão suspensas (a não ser em caso de risco iminente de morte).

Normas
Com a reclassificação, 78% da população do Estado está na fase laranja e 22%, na fase vermelha. 
A fase laranja prevê que as atividades de imobiliárias, concessionárias, escritórios e prestadores de serviços funcionem apenas de segunda a sábado, por seis horas, das 9 às 15 horas. O comércio em geral poderá atender presencialmente nos mesmos dias, das 10 às 16h. Shopping centers podem funcionar com capacidade de 40% e, no máximo, por 8 horas por dia, encerrando as atividades até às 20h.
Lojas de conveniência não podem comercializar bebidas alcoólicas e só podem funcionar entre 6h e 20h, ao passo que restaurantes também devem atuar com capacidade de 40% por, no máximo, 8 horas por dia, até 20h (o mesmo vale para salões de beleza e barbearias). Academias de ginástica se enquadram no mesmo critério, porém, com agendamento prévio. Eventos e atividades culturais devem seguir as mesmas regras, mas sem público em pé e com todas as normas de distanciamento e protocolos sanitários.
Na fase laranja, os bares devem permanecer fechados. 
Para mais informações sobre as regras do que é ou não permitido durante a fase laranja do Plano São Paulo, acesse: https://www.saopaulo.sp.gov.br/planosp/

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

Torneios de futebol serão retomados domingo

2

Catálogo digital traz ofertas especiais para o Dia das Mães

8

Liga Arujaense de Futebol retorna com amistosos

18

Guia de Anunciantes