Arujá lança pacote de serviços digitais para a população

A Prefeitura de Arujá lançou ontem (27) um pacote de serviços digitais para a população. Entre as novidades está um site institucional totalmente reestruturado, um sistema de ouvidoria on-line, uma plataforma para pagamento virtual de tributos com cartão, um novo portal da transparência e outras ferramentas que permitem acessar diversos serviços de forma intuitiva, fácil e instantânea.
Planejado e executado pelo Centro de Desenvolvimento de Sistemas (CDS) da Administração Municipal, o conjunto de serviços on-line faz parte do plano da atual gestão de modernizar a infraestrutura tecnológica do Poder Executivo. O projeto de transformação digital visa desburocratizar processos, facilitar a interação entre cidadãos e Prefeitura, além de utilizar a tecnologia para melhorar a cidade e maximizar a garantia dos direitos dos arujaenses.
“Nosso objetivo é entregar os melhores serviços à população e isso passa, evidentemente, pelo uso de ferramentas que otimizem os processos e facilitem o acesso das pessoas aos serviços. Fico muito contente por estarmos avançando nesse sentido e acompanhando as melhores práticas de transparência, acessibilidade e automatização”, afirma o prefeito de Arujá, José Luiz Monteiro.

Site de serviços
As novas ferramentas estão disponíveis no novo site da Prefeitura, que pode ser acessado no link http://prefeituradearuja.sp.gov.br. Nele, é possível encontrar em design responsivo — nas versões para desktop (computador) e mobile (celular) — todos os serviços on-line da Administração Municipal.
Na página principal, por exemplo, os contribuintes têm acesso a links para pesquisa de débitos, certidões e solicitação de segunda via de tributos. Os internautas ainda contam com a ajuda de um atendente virtual que facilita a experiência da navegação esclarecendo dúvidas por meio do chat automático.
 
Pagamento de tributos com cartão
Além desses serviços, é possível fazer pagamentos de tributos como o IPTU pelo site, utilizando o cartão de crédito em até 12 vezes. Basta inserir o número do boleto e efetivar a transação. O sistema aceita diferentes bandeiras de cartões.
 
Ouvidoria on-line
Na lista de novidades também está o sistema de ouvidoria on-line. Disponível na plataforma e-Ouve, o serviço permite que a população registre manifestações à Prefeitura, como solicitação de serviços, reclamação, sugestão ou comentários no geral.
O cidadão que deseja protocolar uma manifestação precisa apenas fazer um cadastro, escolher o serviço desejado e escrever a mensagem. Há, inclusive, a possibilidade de anexar documentos e fotos relacionados ao fato apresentado. Entre as opções estão as Secretarias Municipais e alguns serviços específicos, como iluminação pública, coleta de lixo, trânsito e transporte público.
 
Outros serviços
No site institucional encontram-se ainda o novo portal da transparência, o e-Sic (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão), o sistema de Nota Fiscal Eletrônica, a plataforma Projeto Web, o Diário Oficial Eletrônico e outros serviços destinados ao cidadão, como o Acompanhamento de Obras e o Escritório Plano Diretor (EPD).
"Nossa equipe trabalhou muito para entregar algo que seja rápido e de fácil entendimento para os munícipes. Temos mais tecnologias que ainda serão entregues, como o app mobile. Todos que fazem parte desse projeto estão de parabéns”, pontua Lincoln Lacerda de Carvalho, analista desenvolvedor sênior e coordenador da equipe de desenvolvimento da Prefeitura.
Todas as ferramentas já estão disponíveis e podem ser acessadas pelo site da Prefeitura (http://prefeituradearuja.sp.gov.br).

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

Plena Saúde apresenta nova estrutura de unidade 24h

6

Pernambucanas inaugura em Arujá trazendo ofertas e descontos

4

SAJ: o melhor da comida árabe agora no Alto Tietê

8

Guia de Anunciantes