Obras do primeiro museu de Arujá devem começar no segundo semestre

Devem ser iniciadas no segundo semestre deste ano, as obras de reforma da casa de Dona Belinha, para que seja transformada no Museu Municipal de Arujá Umbelina Ferreira Barbosa. No último dia 31 de julho, representantes da Prefeitura de Arujá se reuniram com Vanessa Prado, proponente do projeto, os produtores culturais responsáveis pelo acompanhamento das obras e as arquitetas que assinam o trabalho para definirem algumas premissas para a execução da reforma. 
Entre essas premissas, está a escolha de um design minimalista que deve contemplar livres privilegiando a circulação de pessoas, rampa de acesso aos portadores de necessidades especiais, área externa com vegetação e área de convivência, além de um café aberto ao público com entrada independente do museu.
Segundo os responsáveis pelo projeto, espera-se uma visitação mensal de até 5 mil pessoas por mês, entre moradores, estudantes e turistas, com grande potencial de crescimento desse número nos próximos anos. O museu abrigará tanto obras e acervos de artistas de Arujá quanto de outras cidades e estados.
“O sonho de construir o museu de Arujá vem desde as gestões passadas, mas foi a união da real vontade política com profissionais sérios que possibilitou que esse projeto saísse do campo das ideias e se tornasse algo concreto agora. Ideias, muitos têm, mas realizar, poucos são os que realizam”, disse o prefeito de Arujá José Luiz Monteiro.
Dona Ubelina Ferreira Barbosa, conhecida como Dona Belinha, era casada com Francisco André Barbosa, uma espécie de farmacêutico da região. Ela foi a primeira telefonista de Arujá, na época de 1930, quando a cidade ainda era uma freguesia.
A casa de Dona Belinha está localizada na Rua Major Benjamin Franco, no Centro de Arujá.

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

2ª Etapa do Circuito Mirim de Corrida foi realizada

3

Secretaria de Desenvolvimento Econômico homenageou mulheres

3

Polo Arujá da Universidade Anhembi Morumbi torna-se modelo

2

Guia de Anunciantes