Professor Edval comemora 30 anos de atletismo com caminhada até o Monte Jesus Amoros

Uma caminhada de 13 quilômetros, saindo do Centro de Arujá até o Monte do Jesus Amoroso marcou no último sábado (8) os 30 anos de atletismo do professor e também vereador, Edval Barbosa Paz (PSDB). Vários amigos e amantes do atletismo fizeram o percurso ao lado do professor.
A paixão de Edval pelo esporte iniciou em 1988, quando começou a participar de algumas provas de atletismo na sua terra natal, o Ceará. 
“Era costume a realização de vários eventos em comemoração ao Dia 7 de Setembro, quando acontecia a disputa entre as cidades de Capistrano & Itapiúna, com corridas de 10km”.
Ao chegar em São Paulo, em 1987, Edval passou dos 58 quilos para 70, foi então que teve que tomar a decisão de sair de uma vida sedentária e praticar atividade física. “Não tinha residência fixa, mas disse para mim: vou participar da corrida de  São Silvestre e um dia fazendo caminhada encontrei o senhor Luiz Severino que me ajudou e orientou-me como começar a correr”, disse o atleta salientando que desde 1988 participou de todas as edições da corrida. 
Professor Edval já contabiliza mais 300 participações em provas de atletismo, entre elas atingindo os melhores resultados, tais como: 15 edições seguidas classificando-se para largar no pelotão de elite B da São Silvestre; 13º na maratona de Campinas com o tempo de 1h12; 20º colocado no geral e 1º na categoria o 5º Brasileiro no ranking para idade no ano de 2002 com o tempo de 32 minutos e 26 segundos, dentre vários outros pódios levando o nome de Arujá. Vale lembrar que paralelo a sua paixão pelo esporte, professor Edval divide seu tempo com os estudos e trabalhos sociais.  Nos estudos ele, que concluiu o Ensino Médio como normalista e se formou em Educação Física pela faculdade do Clube Náutico Mogiano e fez pós-graduação em fisiologia do exercício e em treinamento desportivo pela FMU, agora cursa MBA em Gestão Pública na UNIP, com o objetivo de desempenhar um melhor mandato, já que está como vereador. 
“O que me faz mais feliz é partilhar tudo isso com os que acreditaram ser possível fazer diferente. Muito obrigado a todos que têm me acompanhado e aos que participaram da comemoração de 30 anos de Atletismo”, conclui professor Edval. 

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

Secretaria de Desenvolvimento Econômico homenageou mulheres

3

Polo Arujá da Universidade Anhembi Morumbi torna-se modelo

2

Igreja Adventista do Sétimo Dia de Arujá entrega templo

4

Guia de Anunciantes