Vacinação contra raiva em cães e gatos começa hoje em Arujá

O setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Arujá começou nesta terça-feira (3) no Canil Municipal, a vacinação contra a raiva em cães e gatos. O animal deve ter no mínimo quatro meses de idade e estar em boas condições de saúde e se alimentando normalmente.
As doses serão aplicadas de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas e das 13 às 15h30. Já em bairros da área urbana e da zona rural a vacinação deve começar em agosto. O Dia D está previsto para ocorrer em 26/08. O Canil Municipal fica na Avenida Londres, 450, no bairro do Portão.

A doença
A raiva é uma doença transmitida de animais para o homem, causada por um vírus. Os seres humanos são infectados pela raiva ao entrarem em contato com a saliva de animais infectados. Essa transmissão ocorre, principalmente, por causa das mordidas dos animais, mas podem acontecer em caso de arranhões ou até lambidas.
A raiva é uma doença causada pelo vírus Lyssavirus, da família Rhabdoviridae. Quase 100% dos pacientes contaminados vão a óbito. O vírus causador da doença acomete o sistema nervoso central do infectado, ocasionando uma encefalite (inflamação no cérebro que causa inchaço) que geralmente evolui rapidamente.

Castração gratuita de cães
   O Canil Municipal cadastrará cães machos e fêmeas para castração gratuita até sexta-feira, 6 julho. O atendimento será na Avenida Londres, 450, no bairro do Portão, das 7h30 às 12 horas e das 13 às 15h30. Até cinco animais podem ser cadastrados. O serviço é exclusivo para arujaenses.
Após efetuado o cadastro, o morador receberá um contato da equipe do Setor de Zoonoses informando data e horário da cirurgia. Além de controle populacional, a castração é uma importante fonte de prevenção de doenças.
Os donos dos cães, que precisam estar em bom estado de saúde, devem comparecer ao Canil com RG, CPF, comprovante de endereço de Arujá no próprio nome e carteira de vacina do animal comprovando a dose antirrábica.
Outras informações podem ser obtidas no telefone 4651-3473.

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

Secretaria de Desenvolvimento Econômico homenageou mulheres

3

Polo Arujá da Universidade Anhembi Morumbi torna-se modelo

2

Igreja Adventista do Sétimo Dia de Arujá entrega templo

4

Guia de Anunciantes