Cinema: Oficina leva história e prática aos idosos de Arujá

História do cinema, conhecimento de elementos básicos de linguagem visual, os ângulos de filmagem, invenções cinematográficas e a gravação de um curta-metragem fizeram parte da oficina Melhor Idade, realizada na última terça-feira (29) pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o programa Pontos MIS, com os frequentadores do Centro de Convivência do Idoso.
A atividade foi realizada em duas etapas. A primeira, no Casarão das Artes, consistiu em teoria e técnicas sobre cinema. A segunda ocorreu em frente à Igreja Matriz a partir da captação de imagens de expressões dos idosos, memórias relativas à igreja e às celebrações por ela realizadas e entrevistas sobre como é participar de um grupo da terceira idade.
 “Hoje em dia pessoas de qualquer idade têm muito acesso a equipamento de gravação, sobretudo celulares. Então uma das coisas mais importantes é que eles saibam que existem outras perspectivas de como fazer gravações”, explicou o cineasta e responsável pela oficina, Christian Saghaard.
De acordo com ele, o material captado na Praça da Igreja Matriz será editado para dar vida a um curta-metragem que deve ficar pronto em aproximadamente uma semana. O conteúdo será disponibilizado no canal dos Pontos MIS no Youtube.
A secretária adjunta de Assistência Social e coordenadora do Centro de Convivência do Idoso, Lucia Ribeiro, destacou a importância de atividades como a desta terça-feira.
 “Todo aprendizado é importante. Esta oficina, por exemplo, os fez buscar na memória os momentos de outras épocas da Matriz, as celebrações, as festas. Atividades assim são fundamentais para a socialização entre eles”, afirmou.
Outras informações sobre atividades do Pontos MIS na cidade podem ser obtidas no telefone 4653-1938, do Casarão das Artes. A unidade fica na Rua Rodrigues Alves, 90, no Centro.

 

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

2ª Etapa do Circuito Mirim de Corrida foi realizada

3

Secretaria de Desenvolvimento Econômico homenageou mulheres

3

Polo Arujá da Universidade Anhembi Morumbi torna-se modelo

2

Guia de Anunciantes