Pagamento de IPTU por depósito bancário é ilegal, diz Renato Caroba

O vereador Renato Bispo Caroba (PT) afirmou em Tribuna durante Sessão Ordinária do último dia 7 de fevereiro – a primeira do ano – que o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) por meio de depósito bancário é inconstitucional e afronta o Código Tributário do Município.
“Essa ação do governo é ilegal e dificulta a vida dos munícipes. Criaram uma forma de pagamento que não está prevista em nosso Código Tributário e pode trazer consequências negativas aos contribuintes”, afirmou Caroba.
Segundo o parlamentar, o mais grave é o fato de o cidadão ainda ter de provar a quitação do tributo, enviando o comprovante de depósito à administração municipal. “A Prefeitura está induzindo as pessoas ao erro. Por isso, recomendo à população não optar por esta forma de pagamento”, salientou.
Caroba ainda destacou que a medida (de fazer depósito bancário) vai contra a determinação da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) quanto ao credenciamento de instituições financeiras aptas a receber o pagamento após o vencimento. Em Arujá há apenas uma. “Imaginem o transtorno que isso pode gerar. Estão transferindo uma responsabilidade que é do poder público ao munícipe e não podemos admitir”, finalizou.

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

2ª Etapa do Circuito Mirim de Corrida foi realizada

3

Secretaria de Desenvolvimento Econômico homenageou mulheres

3

Polo Arujá da Universidade Anhembi Morumbi torna-se modelo

2

Guia de Anunciantes