Possível instalação de pedágio na Mogi-Dutra é pauta da reunião da Frente Legislativa Intermunicipal

Gabriel dos Santos disse que o legislativo arujaense “vai brigar” pela não instalação do pedágio, pautado em documento do DER; “Inclusive já aprovamos moção nesse sentido”.

A Frente Legislativa Intermunicipal, formada por vereadores das Câmaras Municipais do Alto Tietê deverá ser formalizada oficialmente nas próximas semanas, porém, os parlamentares da região já começaram a ser articular para reivindicar contra algumas questões, uma delas é a possível implantação de pedágio na Rodovia Mogi-Dutra.
Em entrevista exclusiva para o Jornal da Cidade, o presidente da Câmara de Arujá, o vereador Gabriel dos Santos (PSD), disse que, dentre os assuntos discutidos na primeira reunião, um deles foi a preocupação com a possibilidade de mais uma conta para a população.
“Nós vamos brigar até o fim. Eu tenho uma ata, onde um técnico do DER (Departamentos de Estradas e Rodagem) ao ser questionado se após a conclusão da obra a via seria pedagiada, o mesmo diz que o projeto não prevê implantação de pedágio, daí agora querem mandar conta para nós”, enfatizou o vereador salientando que o documento é resultado de uma Audiência Pública pouco divulgada e sem a participação de representantes do Executivo e Legislativo.
Falando sobe a criação da Frente Legislativa Intermunicipal, Gabriel fez questão de salientar que sugeriu a ideia de recriar este grupo de discussão, que no passado existiu com outro nome, uma vez que muitos assuntos para serem solucionados ultrapassam as esferas municipais.
“Essa primeira reunião, que foi marcada pelo presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, Otto Rezende (PSD), sugeri a criação dessa Frente, que já ressalto, não terá nenhum custo para as Câmaras, e será de grande valia para resolução de inúmeras questões, como apontamentos do Tribunal de Contas, ações para conter a pandemia etc.”, revelou Gabriel.

Reunião em Mogi
A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes sediou no último dia 1º de abril uma reunião com os presidentes dos Legislativos municipais do Alto Tietê. No encontro, sugerido pelo presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, Otto Rezende, os parlamentares debateram questões relevantes, como as medidas adotadas para enfrentamento à pandemia, e decidiram pela criação de uma Frente Legislativa Intermunicipal para discutir assuntos de interesse coletivo.
“Uma reunião fundamental para que possamos somar forças e fortalecer o Poder Legislativo dessa região”, ressaltou Otto Rezende. "Serviu para que a gente possa, além de nos conhecer, tomarmos medidas em conjunto. Acho que é um ganho para a região”, complementou o presidente da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, Flávio Inha (Podemos).
Sobre o funcionamento das Casas Legislativas, por exemplo, a maioria dos parlamentares informou que foi adotado o sistema de revezamento, sessões on-line e trabalho em home office, além da suspensão do atendimento presencial. A exceção foi a Câmara de Suzano onde o aumento no número de casos de COVID-19 obrigou ao fechamento do Legislativo, conforme informou o presidente Leandro Alves de Faria (PL).
Os parlamentares debateram também sobre a atuação dos Tribunais de Conta nos Legislativos da região. De acordo com os vereadores, em muitos casos há um certo exagero nos apontamentos. “Parece que o pessoal do Tribunal quer pegar a nossa caneta”, reclamou o presidente Gabriel.
Em relação a isso, Otto Rezende sugeriu a criação de um grupo para dialogar com os Tribunais de Contas. “Nós temos que fazer pressão e fazer com que os nossos deputados nos auxiliem nesse trabalho. Seria muito importante eles marcarem audiência com a gente para nós mostrarmos os problemas da cidade para que eles sintam o que passamos”, afirmou.
Os parlamentares ainda discutem soluções para uma melhor formatação da prioridade de vacinação nos municípios e a autonomia das cidades em relação às restrições de combate à pandemia de Covid-19, entre outras questões.
Participaram do encontro os presidentes da Câmara de Itaquaquecetuba, David Neto (PP); o presidente da Câmara de Poá, Diogo Pernoca (PL); o presidente da Câmara Municipal de Santa Branca, Assis da Auto Elétrica (PSL); o 1º secretário da Câmara Municipal de Guararema, Lourenço Júnior (PDT), representando a presidente do Legislativo, Bruna Lourenço (PL); o presidente da Câmara de Biritiba Mirim, Raposão (PL); o presidente da Câmara de Santa Isabel, o Luizão Arquiteto (PL); o vereador da Câmara de Mogi das Cruzes, policial Maurino (Pode) e o vereador da Câmara de Ferraz de Vasconcelos Valtinho do Som (PSD).

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

Secretaria de Desenvolvimento Econômico homenageou mulheres

3

Polo Arujá da Universidade Anhembi Morumbi torna-se modelo

2

Igreja Adventista do Sétimo Dia de Arujá entrega templo

4

Guia de Anunciantes