Apesar de não existirem casos confirmados de coronavírus (COVID-19) em Arujá, o prefeito José Luiz Monteiro reuniu sua equipe de secretários na manhã deste sábado (14/03), no Paço Municipal, para determinar medidas preventivas a todos os setores da administração. Na próxima segunda-feira, um decreto deve ser elaborado para normatizar as ações que serão tomadas, seguindo as orientações já divulgadas pelo governo estadual.
No encontro, do qual participou o presidente da Câmara Municipal, vereador Gabriel dos Santos, o prefeito solicitou a suspensão gradativa das atividades sociais, esportivas e culturais a partir da próxima terça-feira, dia 17. Com relação às aulas na rede municipal, a cidade aguarda definição da Câmara Técnica do Consórcio dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT) para oficializar a suspensão, que deve também ocorrer de forma gradual.
Durante o encontro, a equipe da Secretaria Municipal Saúde apresentou informações acerca da doença, formas de contágio e estrutura disponível para o atendimento de pacientes. Também foi discutida a conduta dos agentes públicos diante da necessidade de padronização dos procedimentos e dos esclarecimentos que devem ser dirigidos à população, bem como a importância de se atentar para qualquer situação que gere aglomerações.
“Mesmo não tendo casos confirmados em nossa cidade, esta reunião ocorreu para que possamos tomar as medidas de forma conjunta e alinhar a estratégia para as próximas semanas seguindo as orientações tanto do governo estadual quanto do Ministério da Saúde. é um momento de tratar das precauções. A população não deve entrar em pânico, mas sim se prevenir”, pontuou o prefeito.
O presidente da Câmara, por sua vez, apresentou a preocupação de todos os vereadores diante do cenário: “é preciso estarmos atentos e nos preparando para a possibilidade de casos. A Câmara Municipal fica à disposição para eventuais emergências e medidas que se fizerem necessárias”.
A reunião teve a presença de representantes de diversas Pastas: Carmen Pellegrino, Martino e Miriam Milleti (Saúde); Maria Luzia Bortone Sales Couto (Assistência Social); Juvenal Penteado (Planejamento); Leandro Larini (Governo e Serviços); Carlos Roberto Vissechi (Segurança Pública); e Joncy Silva e Bruno do Prado (Cultura e Turismo).
Suspeitas
A Secretaria de Saúde de Arujá monitora três notificações suspeitas de coronavírus (COVID-19) registradas no final da tarde de sexta-feira (13/03). Duas referem-se a pacientes que residem em Guarulhos e foram atendidos em unidade particular e a terceira é de morador de Arujá atendido na própria cidade. Os três passam bem e estão em isolamento domiciliar, aguardando resultados de exames pelo Instituto Adolfo Lutz, responsável pela análise.
“Temos três casos suspeitos. Diante disso, as pessoas devem manter a calma, acompanhar as informações nos canais oficiais e evitar as fakes news, que podem gerar pânico e trazer dificuldades ao trabalho de conscientização. A situação segue sob controle e o momento é de tomar os cuidados necessários e prevenir”, pontua a secretária Carmen Pellegrino.
Cuidados
é importante lavar constantemente as mãos, proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, evitar aglomerações e ficar atento aos sintomas de gripe como febre, tosse, dificuldade respiratória aguda, dores no corpo e na cabeça, entre outros. Redobre a atenção em caso de contato com pessoas que estiveram ou são das áreas de transmissão e de casos confirmados da doença.
Outras informações podem ser obtidas no Departamento de Vigilância, no telefone 4652 1079, ramal 215.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.