Expo Aflord começa em Arujá e destaca as Belezas do Japão

Começou no último sábado (18) e se estende pelos próximos dois finais de semana a 27º Expo Aflord, a maior feira de flores da região. O evento, que deverá atrair cerca de 40 mil visitantes, expõe mais de 120 tipos de flores e diversas atrações culturais. Na cerimônia de abertura, por exemplo, teve a apresentação da Banda Sinfônica de Arujá, taiko (tambores japoneses) entre outros shows musicais. Diversas autoridades locais e vindas de outras localidades prestigiaram a abertura da festa. Por Arujá lá estiveram o prefeito José Luiz Monteiro, o presidente do Legislativo Abel Franco Larini, o Abelzinho, o diretor geral Joncy José da Silva Filho, os vereadores Reynaldo Gregório Júnior, o Reynaldinho, Ana Cristina Poli, Cristiane Araújo Pedro, a professora Cris do Barreto e Edvaldo de Oliveira Paula, o Castelo Alemão.
Tsutomu Makita, presidente da Aflord, foi o primeiro a falar e dar as boas-vindas às autoridades, expositores, patrocinadores e ao público em geral. “Fico muito grato a Deus por nos permitir organizar mais uma exposição. Ele nos acompanha e nos ilumina a todo o momento. Quero registrar aqui nossos agradecimentos especiais aos colaboradores e associados, fundadores da Aflord. São vocês que projetam esse nome para além das nossas fronteiras”.
O representante da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Emílio Bocchino, também deixou uma mensagem. “São 110 anos de imigração japonesa no Brasil. O tema ‘Belezas do Japão’ foi desenvolvido de forma lúdica e bastante criativa. A decoração está linda. Quero dar os nossos sinceros agradecimentos, pois sem vocês não seria possível a realização deste evento”.
Em nome dos patrocinadores falou Marcelo Takagui. “Nós que agradecemos à Aflord por podermos participar de um evento tão bonito onde a junção de esforços acaba promovendo o sucesso da exposição”.
Antes de o prefeito de Arujá fazer o seu pronunciamento, outras autoridades também usaram o microfone para exaltar a beleza e a importância da exposição, assim como a contribuição para o desenvolvimento da agricultura na região da Via Dutra através de técnicas que ao longo dos anos foram sendo aprimoradas, graças também ao intercâmbio entre Brasil e Japão.
O representante da SENAR – Serviço Nacional de Aprendizado Rural, Milton Nomura, citou, por exemplo, o trabalho sério e perseverante que os produtores desenvolvem para que a festa aconteça e fique melhor a cada ano. “Queremos que a festa se perpetue e desejamos muito sucesso”.
O prefeito José Luiz Monteiro fez o discurso de encerramento. “Temos de comemorar os 110 anos de imigração japonesa e a seriedade de um povo que atravessou o oceano para construir uma história de sucesso no Brasil. Somos um País aberto a todos os povos e contra a xenofobia. Tenho orgulho de ter crescido numa cidade onde o povo japonês tem fundamental importância para o seu crescimento e desenvolvimento”.
Antes de as autoridades se dirigirem à entrada do Pavilhão Principal, aconteceu no palco oficial da abertura a premiação do concurso de flores com troféus entregues para a melhor orquídea, melhor flor de vaso, melhor folhagem e melhor corte.
Depois do corte da fita simbólica e abertura oficial do Salão Principal, o que se viu foi um grande espetáculo de beleza e exuberância com flores, vasos, enfim arranjos feitos com muito amor e carinho nas decorações que retrataram com riqueza de detalhes as belezas do país do Sol Nascente. Podemos citar Buda, o Monte Fuji, a ponte Setô Hashi, a Ilha de Hokkaido entre outras.
Durante o evento os visitantes poderão ver shows e atrações culturais diversas, provar da culinária japonesa e de outras culturas na praça de alimentação. Poderão ainda adquirir flores com preços acessíveis diretamente com o produtor no pavilhão exclusivo para venda. Enfim, atrações para visitar a 27º Expo Aflord não faltam. Anote aí o endereço: Avenida PL do Brasil, km 4,5, Fazenda Velha – Arujá. A exposição prossegue nos dois próximos finais de semana, dias 25 e 26 de agosto e 01 e 02 de setembro, das 8h30 às 18h00. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.aflord.com.br ou através do telefone 4655-4227.

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

2ª Etapa do Circuito Mirim de Corrida foi realizada

3

Secretaria de Desenvolvimento Econômico homenageou mulheres

3

Polo Arujá da Universidade Anhembi Morumbi torna-se modelo

2

Guia de Anunciantes