Câmara Municipal realiza Sessão Solene para homenagear as mulheres

A Câmara Municipal de Arujá realizou na noite da última quinta-feira, 22, no Plenário Vereador João Godoy uma Sessão Solene para homenagear as mulheres. Os trabalhos foram coordenados pelo gabinete da vereadora Ana Poli (PR), que conduziu a Sessão ao lado do presidente do Legislativo arujaense Abel Franco Larini (PR). Também fizeram parte da Mesa a vereadora Cristiane Araújo Pedro (PSD), a professora Cris do Barreto, o ex-prefeito de Arujá Genésio Severino da Silva, a jornalista Sandra Regina Santos, a Dra. Rosmary Corrêa, a Dra. Rose, e a psicóloga Dra. Rosana Aparecida Santos Crisafulli.
Outras autoridades também marcaram presença como os vereadores Rogério Gonçalves Pereira (PSD), o Rogério da Padaria, Edimar do Rosário (PRB), Sebastião Vieira de Lira (PSDC), o Paraíba Car, e o delegado assistente de Arujá Dr. Vitor Hugo Coutinho.
Ana Poli usou a tribuna para agradecer a presença de todos e explicar que “procuramos equilíbrio para escolher as mulheres nesta homenagem. Elas estão representando vários segmentos da sociedade”. Em seguida convidou a Delegada Dra. Rose para proferir a sua palestra.
“A bem da verdade não vou fazer uma palestra e sim uma reflexão sobre as nossas conquistas. Vocês homenageadas são a maior prova que conseguimos evoluir. Nossa maior bandeira é a luta contra a violência feminina. A Lei Maria da Penha é completa, mas não está sendo aplicada como deveria ser. O Brasil é o quinto País no número de feminicídio”, lamentou.
Sobre as diferenças sociais, Dra. Rose comentou que “nós mulheres ainda não recebemos o mesmo que os homens quando desempenhamos a mesma função. Precisamos continuar lutando para mudar isso. Somos fortes e a luta continua. Hoje é dia de comemorar e o lugar da mulher é onde ela quiser estar”. Num determinado trecho da sua reflexão, Dra. Rose disse que “eu adoraria ver um homem grávido, quem sabe assim ele iria entender o que é ser mãe”.
A psicóloga Dra. Rosana Aparecida Santos Crisafulli, especialista em psicologia da saúde, palestrou na sequência e abordou a autoestima feminina. Na sua opinião a mulher precisa de amor, respeito e reconhecimento da sociedade. “Nós temos força para gerar uma vida, portanto podemos transformar a história. Somos criativas e enxergamos ‘depois da curva’. Da mesma forma que oferecemos o nosso colo, também precisamos dele, pois também somos sensíveis”, concluiu.
Antes das mulheres receberem o diploma de honra ao mérito, o Coral Seigan brindou o público com uma brilhante apresentação musical. Sob a regência do maestro João Tadeu, o Coral abriu a apresentação cantando “Sereia”, de Lulu Santos, e finalizou com “Canção de Verão”, de Roupa Nova. O Coral Seigan foi calorosamente aplaudido de pé num momento de muita emoção.
Logo em seguida as mulheres homenageadas receberam os justos reconhecimentos do Legislativo arujaense. Foram elas: Agda Maria Neri Pereira da Silva, Ana Cláudia Barbosa (homenageada do vereador Edimar do Rosário), Antônia Pereira da Silva Gattermeier, Christina Plácido do Carmo Silva, Lilian Borgui de Oliveira, Leozete Burk Francischini, Marieta Gonçalves Pereira (mãe do vereador Rogério da Padaria), Maria Luiza Cadalso, Maria Viana Severino (homenageada do vereador Paraíba Car e mãe do ex-prefeito de Arujá Genésio Severino da Silva), Margarida Sant’Anna, Neusa Maria Rodrigues da Silva Parrilo, Patrícia Novaes, Sandra Regina Santos, Viviane Borgui de Oliveira e Katia Regina de Moura.
A jornalista Sandra Regina foi designada para falar em nome de todas as homenageadas. Já os vereadores Cris do Barreto, Edimar do Rosário, Rogério da Padaria e Paraíba Car também usaram a tribuna para enaltecer o trabalho das homenageadas, assim como de todas as mulheres batalhadoras e guerreiras desta cidade. Paraíba Car, por exemplo, rasgou elogios à Dona Maria Viana Severino com palavras que certamente tocaram bem fundo o coração daquela mulher que vive em Arujá há cerca de sete décadas e fincou suas raízes no Jardim Rincão, bairro que ajudou a fundar.
E as considerações finais da noite ficaram por conta de Ana Poli que fez os agradecimentos especiais às palestrantes, homenageadas, autoridades e público presente. “Este momento é de muita gratidão a todos vocês, foi uma noite maravilhosa”, disse. O evento se encerrou por volta das 21h15.

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

Secretaria de Desenvolvimento Econômico homenageou mulheres

3

Polo Arujá da Universidade Anhembi Morumbi torna-se modelo

2

Igreja Adventista do Sétimo Dia de Arujá entrega templo

4

Guia de Anunciantes