18/07/2017

Vereadora ganha adesão para preservar imagem de Cristo na Praça da Matriz

A Praça José de Carvalho Pinto (Praça da Igreja Matriz) reuniu, na manhã da segunda-feira, 17, integrantes do Grupo Escoteiros de Arujá, sob coordenação da chefe Shirley Terenciano, voluntários da Igreja dos  Mórmons/ONG Mãos que Ajudam, iniciando os trabalhos que visam a recuperação e preservação da imagem de Cristo, instalada naquela praça no ano de 1984, pelo então prefeito Antonio Carlos Mendonça, o Toninho da Pamonha.
Ocorre que a imagem feita em bronze, bem como seu pedestal que é recoberto por pedra madeira, foram danificados por pessoas que acendem velas e também pelos que insistem em recobrir, tanto a imagem, quanto as pedras com tinta látex. 
Visando preservar esta obra de arte e de fé, a vereadora Ana Cristina Poli elaborou um projeto de Lei, o qual conta com três sub-projetos: arquitetônico, paisagístico e de comunicação visual com mensagem educativas e de preservação. 
Ana Poli vem ganhando muitas adesões ao seu projeto. Além dos grupos acima citados, ela conta com apoio do pároco local, José dos Reis Francisco e de Leonardo Godói, secretário Municipal de Meio Ambiente e presidente da Associação dos Arquitetos e Engenheiros de Arujá. 
“Buscamos o resgate da cidadania. As pessoas precisam aprender a preservar e a respeitar o que é de todos”, ponderou a vereadora. 
Ana busca também enquadrar a Praça na Lei de Adoção de área verde, para que alguma empresa se responsabilize pela manutenção da praça com toda sua beleza. 
Léo Godói ponderou que Ana Poli participou de reunião na Associação e lá ganhou apoio de profissionais que se prontificaram a fazer um projeto, cronograma e lista de materiais para manter a obra preservada. A Empresa Caule vai doar o levantamento topográfico e planialtimétrico. 
Com o projeto, a imagem e seu pedestal devem ser envoltos por um gradil de policarbonato de vidro e um espelho d’agua. No entorno será feito um novo paisagismo pela Secretaria de Meio Ambiente, entre outros trabalhos. 
O projeto prevê ainda a construção de um velário para que os fiéis possam acender velas, além de um local para que coloquem santos, quadros e outros objetos que queiram levar ao local.
Ana Poli ainda destacou que existem outras pessoas colaborando, entre elas as arquitetas: Rita Dias, Elaine Barbosa, Debora Bastos, Cintia Vaz, Hana Greisas, além do engenheiro Marcus Viníus, do secretario Leandro Larini, além do presidente do Legislativo, Abelzinho, dos demais vereadores, bem como do Sergio, encarregado de serviços gerais da Câmara Municipal
O pároco José dos Reis Francisco ratificou que apoia  o projeto, assim como estará ao lado de todos os projetos que tenham por objetivo revitalizar a cidade, e aproveitou para agradecer a vereadora e a todos que estão militando neste projeto.
Para fazer o restauro da Imagem do Senhor Bom Jesus de Arujá, que fica dentro da Matriz, a vereadora conta com apoio da professora de Artes, Elizete Camila Tavares Poli.

 

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


FOTOS


Guia de Anunciantes