07/03/2016

Saúde faz busca ativa à tuberculose até dia 15 nos postos de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde faz uma campanha de busca ativa nas unidades de atendimento para identificar possíveis casos de tuberculose entre os arujaenses. Das 7h às 16h, a iniciativa vai até o próximo dia 15 e acontece mediante questionário e coleta de exames.
A busca ativa é feita pelos enfermeiros a partir da abordagem dos cidadãos que buscam atendimento médico ou outro tipo de serviço nas unidades. Além disso, a Saúde orienta quem está tossindo há mais de três semanas a ir até um posto e fazer a coleta de escarro, que será encaminhada para análise laboratorial.
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria mycobacterium tuberculosis (bacilo de Koch). Geralmente, ela acomete os pulmões, podendo também atingir rins, fígado e outras áreas do organismo.
A transmissão ocorre pelo ar (tosse, espirro ou fala) e os sintomas são tosse com ou sem escarro, falta de apetite, perda de peso, cansaço, febre baixa (geralmente à tarde), suor noturno, expectoração com sangue e dor no peito.

Tratamento
Quando diagnosticado com tuberculose, o paciente é tratado gratuitamente pela própria rede pública. O medicamento é fornecido pelo Programa Nacional de Controle da Tuberculose. O tratamento leva seis meses, em média.

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


FOTOS


Guia de Anunciantes