10/05/2017

Centro Oncológico do Luzia de Pinho Melo é inaugurado; equipamento beneficiará pacientes de Arujá

Referência em oncologia para toda a região do Alto Tietê, hospital estadual inaugura setor de radioterapia e passa a ofertar atendimento integral ao paciente com câncer

O governador Geraldo Alckmin inaugurou ontem (10) o novo Centro Oncológico do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, gerenciada em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). O equipamento beneficiará pacientes com câncer de Arujá e região.

“Hoje é um dia muito especial para a população de Mogi das Cruzes e região. Completamos o ciclo de tratamento de câncer, todas as neoplasias, desde o diagnóstico. Hospital aparelhadíssimo, com cirurgias, quimioterapias, vamos dobrar a capacidade de atendimento. E, finalmente, a parte mais completa de radioterapias. O equipamento já está instalado e começa a atender a partir desta tarde, com paciente já agendado”, destacou Alckmin.

Com a inauguração do setor de radioterapia do Centro Oncológico, pacientes com câncer contarão com atendimento integral no Luzia, hospital que compõe a Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer e é referência para toda a região do Alto Tietê. No total, o Governo do Estado investiu R$ 27,2 milhões para a implantação do novo setor, entre recursos destinados às obras de construção do prédio e à aquisição do acelerador linear, equipamento utilizado na radioterapia.

Com esse serviço, o Centro Oncológico da unidade passa a integrar todas as etapas de atendimento, permitindo o acompanhamento do paciente a partir do diagnóstico até a última fase do tratamento.

“É uma conquista importante para a região e que vai beneficiar também os moradores de Arujá que precisam desse tratamento. O Centro Oncológico é um serviço extremamente importante que ajudará a salvar vidas”, afirmou o prefeito de Arujá, José Luiz Monteiro, que participou da cerimônia.

O funcionamento do setor se dará de forma gradativa, com 300 sessões por mês, na fase inicial. A expectativa é duplicar o número de atendimentos até o final do ano, quando a produção pode chegar a 600 sessões por mês.

O Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, habilitado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), recebe, em média, 90 pacientes com casos novos de câncer por mês. Em 2016, realizou cerca de 10.442 atendimentos oncológicos, incluindo consultas, quimioterapia e hormoniterapia. No ano passado, o número de atendimentos cresceu 17,3%, em comparação ao balanço de atendimentos de 2015.

 

Rede Hebe Camargo

A Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer é composta por 76 unidades de referência na área oncológica, incluindo o Hospital Luzia de Pinho Melo. Foi criada pelo Governo do Estado de São Paulo, em 2013, com a finalidade de garantir atendimento de qualidade e fortalecer as unidades que já ofereciam tratamento contra o câncer. 

No total, já foram investidos mais de R$ 110 milhões em diversas unidades, tanto para melhorias estruturais quanto para aquisições de equipamentos. Além de serviços modernos e altamente qualificados, conta com uma central de regulação de vagas para encaminhamento de pacientes com diagnóstico de câncer, cujo objetivo é viabilizar o tratamento ao paciente com a maior proximidade e celeridade possível.

Atualmente, a rede tem capacidade para realizar aproximadamente 3,3 milhões de atendimentos por ano, incluindo cirurgias, quimioterapia e radioterapia.

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


FOTOS


Guia de Anunciantes