06/09/2016

Candidatos falam sobre propostas para a Educação

Dando continuidade às matérias especiais com os candidatos a prefeito de Arujá, na edição de hoje do Jornal da Cidade Genésio Severino da Silva (SD), Gilberto Daniel (DEM), o Gil do Gás, José Luis Monteiro (PMDB), o Zé Luiz, Luis Camargo (PSD), Wilson Ferreira (PSB), o doutor Wilson, apresentam suas propostas para a Educação de Arujá. Vale lembrar que os municípios são obrigados a investir 25% do orçamento nesta área.

 

 


 

Genésio Severino
O meu Plano de Governo para a área educacional está focado no lema “educação para todos”, inclusive para os portadores de necessidades especiais. Todos os nossos alunos serão beneficiados com a doação de uniforme e material escolar de qualidade, e no primeiro mês do ano letivo.
Como sei da luta dos pais para conseguir vagas nas escolas e creches, realizarei um Censo Escolar da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, para determinar a necessidade de vagas nas diferentes regiões de Arujá, com a finalidade de planejar construções de novas unidades de ensino, adequar e reformar as existentes, para que atendam às necessidades da população infantil e também a legislação vigente.
Vamos investir nos nossos profissionais da Educação, e resgatar a alimentação escolar de qualidade implantada na minha última gestão. O transporte escolar com atendimento às pessoas com necessidades especiais e aos alunos da zona rural e de difícil acesso, também faz parte do meu programa. Vou lutar pela construção da escola no bairro do retiro, Jordanópolis e Nova Arujá.

 

 


 

 

Gilberto Daniel
Educação é coisa séria, quando eleito eu e minha equipe iremos criar o programa Saúde nas Escolas, para isso serão formadas equipes móveis incluindo médicos, dentistas, fonoaudiólogos e oculistas, para realização e avaliação de atendimentos de saúde bucal, ocular e auditiva nos alunos; Ampliaremos o número de vagas das creches em horário integral através da utilização de espaços público estaduais e construção de novas creches; Garantiremos merenda de boa qualidade; Abriremos as escolas nos fins de semana para atividades esportivas e culturais; Criaremos o Cursinho Pré-vestibular municipal gratuito; Valorizaremos os profissionais da Educação com a análise e revisão dos Planos de Cargos e Salários; Teremos uma premiação para os alunos que mais se destacarem no Ensino Médio com bolsa para as instituições universitárias da rede privada; Garantiremos que todas as escolas disponham de bibliotecas municipais, sendo geridas por softwares (ERPs) que garantam o acesso aos livros para alunos e munícipes em todas as unidades educacionais de Arujá.

 

 


 

 

José Luiz 
A área Educacional representa um dos mais importantes pilares que estruturam o bom funcionamento de uma cidade. Portanto, foi com muito cuidado e dedicação que planejamos as propostas para a Educação de Arujá, afinal o futuro do município se encontra neste setor. Promover, gradativamente, a oferta do ensino em tempo integral para creches, Jardim e Pré-escola e do 1º ao 5º ano; Construção, ampliação e reforma de creches, pré-escolas e unidades escolares Construção de Centro de Educação; Unificado, com polo esportivo de apoio, na região do Jardim Emília; Aprimoramento dos programas de alfabetização de crianças e adultos; Valorização dos profissionais da Educação: 1.    Licença-prêmio para os professores; 2.    Bonificação para a equipe escolar conforme resultado do IDEB; 3.    Implementação de Plano de Carreira para os servidores do quadro de apoio e administrativo e colocar em vigência de imediato; 4. Implantação do Programa de Qualificação Profissional.
Aprimorar a política de entrega dos uniformes e material escolar; Construção de bibliotecas nas unidades escolares; Aprimoramento do transporte escolar; Câmeras de segurança e alarmes nas escolas; Aprimoramento do atendimento voltado à Educação Especial

 

 


 

 

Luis Camargo
Nossa principal proposta para a Educação é implantar período integral em todas as creches do município e ampliar o número de vagas. As creches em meio período são um grande problema para as mães que precisam trabalhar fora.
Vale lembrar que mais da metade das crianças de Arujá, de zero aos 5 anos de idade, está fora da escola, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que apontou o Índice de Vulnerabilidade Social de todos os municípios brasileiros.
Também vamos implantar no Ensino Fundamental uma unidade-modelo de escola em período integral, e daremos especial atenção na qualidade da merenda, afinal, no período integral as crianças passam a ter cinco refeições diárias.
Iremos investir também no programa Caminho da Escola, para melhorar e ampliar o transporte escolar, que está precário em Arujá.
Para os jovens, vamos ampliar as vagas para o ensino técnico gratuito na cidade e criar condições e incentivos para atrair para Arujá instituições de ensino superior.
Os educadores também merecem especial atenção. Temos de valorizá-los, a começar por um Plano de Carreira efetivo.

 

 


 

 

Wilson Ferreira
Entregar material escolar e uniforme de qualidade e no início do ano letivo, substituindo peças na medida em que a criança cresça.
Ampliar a creche em período integral para todas as crianças.
Construir unidades escolares grandes com área de lazer e práticas desportivas. Vamos fazer no Parque Rodrigo Barreto, Recanto Primavera/Jardim Emília, Mirante/Jardim Pinheiro e Jordanópolis e Nova Arujá e onde for possível.
Valorizar o magistério; criar um Centro Educacional e de Formação Continuada dos Profissionais da Educação e um Fórum Permanente da Educação; concluir a implantação do Estatuto do Magistério e premiar os educadores a partir de metas de qualidade da Educação (abono por desempenho).
Contratar professores para “reforço escolar”.
Garantir transporte escolar de qualidade, inclusive nas áreas rurais e para crianças deficientes.
Ampliar o auxílio transporte dos alunos de cursos superiores e técnicos.
 Criar o Programa Dinheiro Direto na Escola Municipal – PDDEM.
Finalmente, criar uma Coordenadoria de Inclusão de Pessoas Deficientes, como política de efetiva inclusão escolar.

 

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