DAEE reabre Parque Nascentes no mês do Rio Tietê

Local tem normas e restrições de público para visitas monitoradas em atendimento aos protocolos de segurança

Em comemoração ao Dia do Rio Tietê (22/09), o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), órgão ligado à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, reabriu no último dia 12/09, o Parque Nascentes do Tietê. Localizado no município de Salesópolis, a unidade possui 1,34 milhão de metros quadrados de preservação com destaque para a nascente do rio.  
A liberação para visitas está de acordo com as normas de retomada gradual das atividades nos parques estaduais, cumprindo todas as normas de segurança contra o Covid-19 e os funcionários foram treinados para orientar a população. 
A quantidade de visitantes é limitada e as visitas monitoradas limita-se a grupos de até sete pessoas. Apenas veículos de passeio podem visitar a unidade. As excursões ou entrada de grupos numerosos para estudo ainda estão restritas por tempo indeterminado; bem como as visitas ao Museu das Águas e caminhadas de grupos nas trilhas ecológicas.  
A infraestrutura local recebe higienização contínua. Foram instalados também pontos de desinfecção com álcool em gel 70%, pias para lavagem das mãos em áreas livres e banheiros. O uso de máscara é obrigatório e recomendado o distanciamento social.  
O Parque Nascentes do Tietê está localizado na Estrada do Pico Agudo, altura do km 6, no Bairro Pedra Rajada, em Salesópolis-SP (Rodovia prof. Alfredo Rolim de Moura, sentido Salesópolis/Tamoios, no km 107,4 para acesso à estrada de 6 km). Funcionará todos os dias, mas agora em horário diferenciado: das 10 às 16 horas.  
O valor da entrada é de R$ 6. Para mais informações, ligue (11) 3204-7901. 

O Parque 
A 96 quilômetros da Capital e cercado por mata atlântica, o Parque Nascentes do Tietê é tombado pelo Estado de São Paulo e administrado pelo DAEE. A área conta com 1,34 milhão de metros quadrados de preservação a diversidade da flora, da fauna e características de seu entorno. Como já diz o nome, o parque guarda as nascentes do rio Tietê - o mais importante do estado. 
O parque possui como atrativos a visitação das nascentes e uma sala das águas, onde através de vidros parecidos com tubos de ensaio, se analisa e observa a qualidade das águas de acordo com os municípios por onde o rio passa: Salesópolis, São Paulo, Pirapora, Salto, Tietê, Barra Bonita, entre outros. As trilhas monitoradas e educativas e um museu iconográfico com fotos sobre diversos aspectos do rio limpo ou muito poluído; o tempo em que era navegável e abrigava competições de remo; histórico sobre o rio; as cidades que percorre e histórico da eclusa de Barra Bonita também são atrações do parque, mas estão temporariamente fechados para o público. 

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

Arujá ganha pontos de entrega voluntária para coleta

1

PM descobre estufa de maconha com mais de 20m²

3

Ana Poli é a candidata à prefeita pela coligação Somos Todos

5

Guia de Anunciantes