Campanha de vacinação contra raiva é cancelada por conta da Covid-19

O Governo do Estado de São Paulo anunciou o cancelamento da vacinação antirrábica para este ano. O motivo da não realização da campanha é o alto risco de contágio pela Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde informa que, no momento, Arujá não possui doses disponíveis da Vacina Antirrábica Canina (VARC).
Ainda de acordo com o governo estadual, o Instituto Pasteur, responsável pela fabricação da vacina, concentrará os esforços a fim de produzir doses suficientes para atender a demanda de rotina, que inclui ocorrências de casos positivos para raiva.
A Secretaria de Saúde informa ainda que no ano passado não foram registrados casos de raiva e que Arujá vacinou 15.509 cães e gatos. Esse número representa quase o dobro das imunizações realizadas em 2018, quando foram vacinados 8.362 animais.
 
Raiva
Apesar de não haver registros recentes da doença no município, é importante saber que a raiva é um vírus mortal transmitido para as pessoas pela saliva de animais infectados. Atenção aos sintomas presentes no animal raivoso:
- Perda do apetite, baba frequente, permanência em locais isolados e escuros, cauda caída e cansaço, permanecendo sempre no chão.
- Em caso de mordida, a vítima deve procurar imediatamente o médico e o animal deve ficar isolado em um local seguro para observação.

Serviço
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Canil Municipal, por meio do seguinte telefone: 4651-3473.

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

Arujá ganha pontos de entrega voluntária para coleta

1

PM descobre estufa de maconha com mais de 20m²

3

Ana Poli é a candidata à prefeita pela coligação Somos Todos

5

Guia de Anunciantes