Unidade do Detran em Arujá continua fechada, mas vários serviços podem ser realizados on-line

As unidades do Poupatempo e do Detran.SP estão temporariamente fechadas, devido à pandemia da Covid 19. O retorno se dará com toda segurança para usuários e colaboradores, aderente ao Plano São Paulo, mas ainda sem data.  
Mesmo sem o atendimento presencial, o cidadão conta com 75 serviços on-line, que podem ser feitos pelo portal (www.poupatempo.sp.gov.br) ou pelo aplicativo Poupatempo Digital. Entre as opções disponíveis, estão a emissão de Atestado de Antecedentes Criminais, solicitação da segunda via da CNH, Certidão de Prontuário, Licenciamento de veículos (CRLV), IPVA 2020, acordo da CDHU, segunda via de boletos da Sabesp, acesso ao Seguro Desemprego, Carteira de Trabalho, serviços relacionados ao CPF e Qualidade do Ar, por exemplo.  
Os serviços digitais representam cerca de 60% do atendimento presencial nas unidades do programa. Para atendimentos que necessitam de coleta biométrica, por exemplo, como é o caso do RG, existe a necessidade de realizar o serviço presencialmente. Pelo Fale Conosco do Poupatempo é possível solicitar um novo RG em caráter de urgência. O cidadão é encaminhado à delegacia mais próxima para concluir o serviço.  
Vale ressaltar que desde o início da quarentena, o Detran.SP ampliou em 48% as opções de serviços on-line para manter os atendimentos aos usuários. Entre as 64 opções disponíveis no portal (www.detran.sp.gov.br) e pelo aplicativo Detran.SP, estão renovação simplificada e segunda via de CNH, licenciamento, transferência, registro e liberação de veículo, consulta de multas e de pontuação na CNH, entre outros.  
Em 20 de julho, o Poupatempo, em parceria com o Detran.SP, começou a enviar pelos Correios, documentos - RGs e CNHs - que ficaram retidos nos postos e não puderam ser entregues por causa da pandemia e suspensão dos atendimentos. Até o momento já foram postados 122 mil documentos – 100 mil RGs e 22 mil CNHs. Com essa medida, o Poupatempo pretende entregar 195 mil documentos em todo Estado (130 mil RGs e 65 mil CNHs). O objetivo é oferecer mais facilidade para a população e evitar aglomerações futuras, quando as unidades forem reabertas.  
A entrega dos documentos está sendo feita em etapas, nos endereços de cadastros dos usuários.   
Durante a pandemia, o programa manteve de forma remota os serviços, com o diferencial de poderem ser concluídos sem sair de casa. Mais de sete milhões de interações foram realizadas com o público pelos canais de atendimento. Para entrar em contato, basta acessar o portal (www.poupatempo.sp.gov.br) ou o aplicativo Poupatempo Digital e clicar na opção Fale Conosco.  

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

Deputados prestigiam inauguração do comitê político

1

Arujá ganha pontos de entrega voluntária para coleta

1

PM descobre estufa de maconha com mais de 20m²

3

Guia de Anunciantes