Estado mantém Alto Tietê na fase laranja do Plano São Paulo

A Região do Alto Tietê, que inclui Arujá, permaneceu na fase laranja do Plano São Paulo de Retomada Econômica, pela segunda semana seguida, na atualização divulgada pelo Governo do Estado de São Paulo ontem (3). A fase laranja, considerada a etapa de "controle”, permite que o comércio, shoppings centers e serviços como imobiliárias, concessionárias e escritórios funcionem com 20% da capacidade, horário reduzido e adoção de protocolos padrões e setoriais específicas.

Evolução positiva
Segundo o CONDEMAT (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) a prévia apresentada pelo Governo do Estado aponta a evolução positiva da região na maioria dos indicadores do Plano SP, que tem as mudanças de fases realizadas a cada 15 dias.  A próxima classificação será no dia 10.
Na comparação dos dados desta semana e os de sete dias anteriores (25/06), o Alto Tietê registrou melhora na capacidade hospitalar com o aumento de 1,26% na oferta de leitos Covid-19 e redução de 9,75% na taxa de ocupação de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Na evolução da doença, o Alto Tietê apresentou redução de 3,57% em novos casos confirmados e de 52,17% no número de óbitos. Já as internações tiveram um aumento de 10,63%.
“A atualização de hoje mostra uma redução de mais de 50% nos óbitos, indicador que puxou a permanência do Alto Tietê na fase laranja pela classificação do último dia 26.  Nesta semana, o único critério com regressão é o de internação. Estamos com uma variação de 1,04, quando o necessário para a etapa amarela é inferior a 1,00”, avalia o presidente do CONDEMAT, Adriano Leite.
“Frente a outras regiões que regrediram, nossa situação é estável e as cidades estão empenhadas nas ações para controle da transmissão do coronavírus o que, consequentemente, induz a redução no número de infectados e de internações. O apoio da população em manter o isolamento social e as medidas preventivas é essencial para a doença entrar numa curva decrescente no Alto Tietê”, reforça o presidente.
Na atualização apresentada hoje, o governo usou como referência as estatísticas da base estadual do dia 2 de julho, a qual aponta para o Alto Tietê a existência de 15.438 casos confirmados de Covid-19, com 1.355 óbitos – taxa de letalidade de 8,7%.

Recomendação
A direção do CONDEMAT reforçou sua solidariedade ao município de Itaquaquecetuba, que recebeu a recomendação do Governo do Estado para retroagir à fase vermelha do Plano SP devido ao aumento da taxa de internação. E ressalta que todas as cidades atuam juntas no enfrentamento ao coronavírus até porque o Plano SP tem como princípio a classificação regional.  
“Itaquaquecetuba tem autonomia para adotar medidas mais restritivas se assim achar necessário. A princípio, o problema está na taxa de internação, sendo que a principal referência da cidade é o Hospital Santa Marcelina, que é de gestão estadual e atende a outros municípios também. Além disso, a ocupação dos leitos nos hospitais estaduais é coordenada pela Central de Regulação do Estado e, no geral, os números da região estão sob controle”, avalia o presidente.
A Região apresenta, segundo indicador do Estado do último dia 2, uma taxa de ocupação de 51,1% nos leitos de enfermaria e de 58,3% nos leitos de UTI.
Segundo o presidente, a capacidade hospitalar do Alto Tietê pode ser ampliada com os leitos (UTI e enfermaria) prometidos pelo Governo do Estado e que ainda não foram implantados no Hospital das Clínicas de Suzano e no Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, em Mogi das Cruzes. Conforme anúncio feito em maio pelo secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann, o prazo para essas unidades era junho, sendo 40 leitos de UTI (10 no HC e 30 no Dr. Arnaldo) e 110 de enfermaria (80 no hospital de Suzano e 30 no de Mogi).  

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

Deputados prestigiam inauguração do comitê político

1

Arujá ganha pontos de entrega voluntária para coleta

1

PM descobre estufa de maconha com mais de 20m²

3

Guia de Anunciantes