Arujá permanece na fase laranja após nova atualização do Governo de São Paulo

Apenas comércios já autorizados pela Prefeitura podem continuar funcionando com restrições

O Governo do Estado manteve a Região do Alto Tietê na fase laranja do Plano São Paulo de retomada econômica, na atualização divulgada ontem (26), em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, na Capital. Com isso, Arujá continuará apenas com comércio e alguns serviços podendo funcionar. Restaurantes e bares seguem fechados para consumo local, assim como salões de beleza e academias.
Havia a expectativa, por parte do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), de que a região avançasse, ainda em junho, à fase amarela do plano de retomada, o que permitiria a reabertura, com restrições, de bares e restaurantes para consumo local, salões de beleza e barbearias, além de ampliar a abertura de shoppings centers, do comércio e de serviços.
No dia 10 de junho, o Governo reclassificou o Alto Tietê da fase vermelha, em que apenas serviços essenciais podiam funcionar, para a fase laranja, o que permitiu a reabertura gradual do comércio e de outros serviços. A mudança passou a valer, oficialmente, no dia 15 de junho.

Critérios para mudança de fase
De acordo com o Plano São Paulo, uma região só pode passar para um maior relaxamento após 14 dias da mudança de fase, mantendo os indicadores de saúde estáveis por um período completo de incubação. Porém, o Governo pode rever a classificação em prazo inferior a 14 dias, caso haja informações relevantes que exijam uma revisão tempestiva.
Segundo o Plano São Paulo, os indicadores levados em consideração para o cálculo de fases são os seguintes: taxa de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19, relação do número de leitos de UTI para Covid-19 para cada 100 mil habitantes, além dos números de casos, internações e óbitos.
Veja a evolução dos indicadores da sub-região leste da Grande São Paulo, na qual o Alto Tietê se inclui, de acordo com dados divulgados pelo Governo de São Paulo:

Indicadores 18/06 25/06
Ocupação de leitos de UTI 67% 64,6%
Leitos de UTI /100 mil hab. 15,7 15,8
Variação de novos casos 0,80 1,40
Variação de internações 0,90 0,94
Variação de óbitos 0,85 1,38

 

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

Ana Poli é a candidata à prefeita pela coligação Somos Todos

5

Republicanos confirma doutora Branca candidata a prefeita

2

PROS oficializa a candidatura de Júlio do Kaikan

1

Guia de Anunciantes