Sem dados sobre acesso à internet, educação planeja retorno de aulas não presencias para dia 9/6

Após dois meses de aulas suspensas, a Secretaria de Educação enfim anunciou o retorno às aulas de forma não presencial.
Contudo, questionada pelos vereadores, a pasta admite não ter sequer dados sobre a quantidade de alunos com acesso à internet no município. A afirmação foi feita em audiência pública de prestação de contas realizada na Câmara Municipal na última quarta-feira (27/05).
De acordo com a técnica Vanessa Galo, da equipe pedagógica, caberá aos gestores das unidades verificar o número de alunos sem acesso à banda larga em casa e se organizarem para viabilizar “escalas” de atendimento nas próprias unidades.
Em Arujá, muitas unidades não dispõem de laboratórios de informática, como apontaram os vereadores. Porém, a pasta não apresentou um plano de como se dará essa escala, nem explicou de que forma as crianças que moram longe de suas unidades seriam transportadas, já que os contratos de transporte escolar foram suspensos, depois de decretada a quarentena.
A única medida anunciada para reparar a exclusão digital na rede foi a distribuição de materiais impressos adquiridos através de licitação iniciada no final do ano passado, mas que ainda não chegaram aos alunos.
“Deve ser entregue nas próximas semanas”, anunciou o secretário adjunto David Nunes, que na ocasião substituía a titular da pasta.
Mesmo comunicada com mais de um mês de antecedência, a secretária de Educação Priscila Sidorco não compareceu à audiência pública. Justificou agenda com o Ministério Público. É a segunda prestação de contas seguida que a gestora não comparece.

Transmissão online
Seguindo recomendações sanitárias e decreto municipal em vigor, a Câmara de Arujá realizou a transmissão da audiência pública de prestação de contas por meio de seu canal no YouTube.
O público encaminhou dezenas de perguntas via Chat do YouTube, ao vivo, ou antecipadamente por meio do e-mail faleconosco@camaraaruja.sp.gov.br. Questionamentos encaminhados via Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) também foram lidas pelos parlamentares. Todas as perguntas encaminhadas até o horário estipulado pelo Legislativo foram respondidas pelos representantes da Educação.

Vereadores
Participaram da audiência os vereadores Ana Poli (PL), Cristiane Araújo Pedro (PSD), a Profª Cris do Barreto, Rogério Gonçalves Pereira (PDT), o Rogério da Padaria, Edimar do Rosário (Republicanos), o Pastor Edimar de Jesus, Rafael Santos Laranjeira (Rede), Renato Bispo Caroba (PT) e o presidente da Câmara Municipal, Gabriel dos Santos (PSD).

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

Sanitização de ambientes, uma arma contra o coronavírus

2

Túnel de desinfecção produzido em Arujá recebe laudo

1

Lions Clube doa 3 mil máscaras para população arujaense

1

Guia de Anunciantes