Arujá segue sem flexibilizar comércio; após dias sem diretriz Prefeitura impõe regras para o funcionamento de bancos e lotéricas

Cidades do Alto Tietê estão buscando alternativas para flexibilizar de forma ordenada a reabertura dos comércios, a Prefeitura de Arujá ainda não sinalizou para alterações nesse sentido, porém ontem (24), por meio do Comitê Administrativo Extraordinário Covid-19, publicou uma resolução que estabelece medidas ao funcionamento de agências bancárias, lotéricas e atividades similares. O objetivo é intensificar o controle de acesso aos estabelecimentos para reduzir os riscos de propagação do novo coronavírus. Vale ressaltar que desde o último dia 23 de março a Arujá decretou estado de calamidade pública por conta da Covid-19.
Disponível no Diário Oficial Eletrônico (DOE), o documento tem base no decreto que prorrogou a quarentena no município e nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). A normativa também considera a grande procura da população junto às instituições financeiras, em razão dos programas emergenciais da União desenvolvidos para amenizar os impactos econômicos causados pelo isolamento social.
Conforme o documento, as agências bancárias, as lotéricas e as demais instituições que executam atividades semelhantes na cidade ficam obrigadas a controlar o número de pessoas no interior dos prédios, devendo a distância ser de 1,5 metro entre os moradores. Além disso, tais serviços precisam disponibilizar colaboradores para organizar a espera, a fim de evitar aglomerações e ampliar as práticas de higienização.
“Trata-se de uma medida importante para aumentarmos ainda mais os cuidados e evitar a proliferação do vírus no município. Portanto, haverá fiscalização para garantirmos a execução da norma”, pontua o secretário municipal de Planejamento e presidente do Comitê Covid-19, Juvenal Penteado.
As demais medidas dispostas na resolução 04, de 23 de abril de 2020, podem ser consultadas na edição nº 200 do DOE, disponível no link www.diariooficial.prefeituradearuja.sp.gov.br.

Região começa a sinalizar com a flexibilização do comércio
Em acordo com a prorrogação da quarentena para o dia 10 do próximo mês os municípios do Alto Tietê, como Suzano, Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba, também vão estender o período do distanciamento social, no entanto, algumas já implantaram mudanças no comércio.
Em Suzano, por exemplo, desde a última quarta-feira, 22, as óticas, lojas de tecidos, hotéis e similares voltaram a funcionar normalmente no município. As novas medidas foram apresentadas pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR). Itaquá foi liberada o funcionamento de óticas que podem realizar vendas de óculos, lentes de contato e consertos.
Já em Mogi das Cruzes, o prefeito Marcus Melo (PSDB) se reuniu com instituições financeiras, entidades representativas do comércio, do setor contábil e de empresas da cidade para discutir o assunto. Melo liberou a atuação de empreendedores de rua devidamente legalizados que atuam com a venda de gêneros alimentícios em geral. O funcionamento deve obedecer às normas de prevenção à pandemia de Covid-19, bem como ser feito para entregas ou retirada no local. Transportadoras, armazéns, transporte público, táxis, aplicativos de transporte, serviços de call center e bancas de jornais podem atuar normalmente. Os estabelecimentos comerciais de assistência técnica de produtos eletroeletrônicos podem funcionar. Cabeleireiros, barbeiros, manicures e pedicures podem prestar atendimento apenas nas casas dos clientes, desde que usem equipamentos de proteção, como luvas e máscaras, e não apresentem sintomas de gripe. Podem oferecer serviços empresas de segurança privada, de limpeza, manutenção e zeladoria e hotéis.

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

Deputados prestigiam inauguração do comitê político

1

Arujá ganha pontos de entrega voluntária para coleta

1

PM descobre estufa de maconha com mais de 20m²

3

Guia de Anunciantes