Em alinhamento com Governo Federal, Educação de Arujá altera o calendário escolar de 2020

Com base na Medida Provisória nº 934 assinada pelo presidente da República nesta quarta-feira (01/04), a Secretaria de Educação de Arujá alterou o calendário escolar de 2020, tendo em vista o enfrentamento da pandemia de coronavírus. A resolução se trata de uma organização documental voltada para o planejamento do ano letivo e está sujeita a alterações diante de novos ordenamentos legais oriundos dos governos estadual e federal.
Na prática, a mudança visa adequar o calendário da rede municipal de ensino de modo a garantir as 800 horas mínimas previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Assim, com a antecipação do recesso escolar e a suspensão das atividades escolares para evitar o avanço da Covid-19, o retorno às aulas está previsto para o dia 1 de junho, em Arujá. Diante de mudanças que podem vir a ocorrer e às orientações das demais esferas, a data pode ser antecipada.
A secretária municipal de Educação, Priscila Sidorco, reforça que essa previsão pode mudar a qualquer momento, considerando as determinações das instâncias superiores. “Nossas decisões têm por objetivo tão somente alinhar o calendário das nossas escolas às medidas tomadas pela Secretaria Estadual de Educação e pelo Ministério da Educação. Por isso elas podem sofrer alterações a qualquer instante”, explica.
Priscila também informa que, inicialmente, os períodos de suspensão das aulas somam 38 dias letivos, totalizando a supressão de 190 horas. Ainda de acordo com secretária, o ano letivo de 2020 terá, portanto, 162 dias, o que corresponde ao total de 810 horas. “É importante destacar que estamos trabalhando com um planejamento embasado no limite da lei, mas que as aulas sim podem retornar antes, caso o cenário mude”, pontua.
Diante da ampliação da suspensão das aulas, a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e os gestores das escolas municipais estão buscando alternativas para orientar os pais a desenvolverem uma rotina de estudos com os filhos, fomentando o hábito de estudar e revisar os conteúdos já abordados em sala de aula.

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

Arujá Melhor: coligação do PSD já conta com apoio

1

Acusado de chefiar quadrilha mantinha mini fazenda

7

Dia do padroeiro Bom Jesus é celebrado com missas

3

Guia de Anunciantes