Arujá registra 96 notificações suspeitas de coronavírus; um caso foi confirmado e nove descartados

Segundo a Secretaria de Saúde de Arujá, até a tarde de ontem (27), o município havia registrado 96 casos notificados como suspeitos para o coronavírus, entre os quais um foi confirmado e nove descartados. Os dados são oficiais, apurados conforme os protocolos da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde.
De acordo com a Pasta, o boletim com os casos é atualizado e divulgado diariamente à população e segue as informações oficiais, ou seja, considera todas as notificações que são recebidas pelos órgãos públicos e privados do município e direcionados (retroalimentados) por outras cidades.
Segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica do município, os exames seguem as orientações do Ministério da Saúde e só são realizados em casos graves envolvendo pacientes internados ou profissionais de saúde.

Região tem 37 casos confirmados e um óbito em Guarulhos
Segundo atualização divulgada ontem  (27), a área do Condemat(Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) tem 37 casos confirmados de coronavírus - um aumento de 94,7% em relação à última segunda-feira (23). Além de Arujá, tem casos da doença as cidades de Ferraz de Vasconcelos (2), Guarulhos (16), Itaquaquecetuba (1), Mogi das Cruzes (14), Poá (1)  e Suzano (2). A Região contabiliza 2.141 notificações da doença; 1.107 casos suspeitos aguardando resultados de exames; 782 casos leves/sem coleta de exames e 215 descartados.
Além do aumento dos casos, foi confirmado em Guarulhos o primeiro óbito. A vítima é uma idosa de 89 anos, que faleceu num hospital da Capital, segundo informações da Vigilância Epidemiológica Municipal, divulgadas ontem.
A Região tem, ainda, 16 óbitos suspeitos em investigação, sendo 8 em Guarulhos, 7 em Itaquaquecetuba e 1 em Mogi das Cruzes.
Maior cidade do Condemat, Guarulhos abriu nesta sexta-feira, 27, o primeiro centro de triagem do Brasil para atendimento de pessoas com suspeita de ter contraído o coronavírus. O complexo, uma espécie de hospital de campanha, funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, e a triagem, que será realizada pelo sistema drive-thru, tendo de um lado o atendimento a pedestres e de outro a veículos, ocorrerá das 7h às 19h. Ao todo 100 profissionais foram contratados emergencialmente para prestar atendimento no local. 
O espaço, que faz parte do Comando de Defesa contra o coronavírus, ocupa uma área de 5 mil metros quadrados ao lado do Clube do Cecap. O complexo, com 3 mil m² de área construída, inclui tendas, carretas, ônibus e espaço para estacionamento de ambulâncias. A estrutura conta inicialmente com 71 leitos, incluindo 10 de emergência com respiradores (UTI) e mais quatro na sala vermelha, para casos mais críticos.

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

Túnel de desinfecção produzido em Arujá recebe laudo

1

Lions Clube doa 3 mil máscaras para população arujaense

1

Coronavírus é tema de interpretações de textos em Libras

0

Guia de Anunciantes