Casos confirmados de Covid-19 sobem para 9 no Alto Tietê; Arujá tem 1 e outras 17 notificações aguardando resultado

Em atualização divulgada no final da tarde de ontem (20), pelo Condemat - Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, subiu para 9 os casos confirmados de corononavírus, - Covid-19,  na Região do Alto Tietê, sendo Arujá (1), Ferraz de Vasconcelos (2), Guarulhos (4), Mogi das Cruzes (1) e Suzano (1).
A atualização dos dados tem sido uma dificuldade relatada pelas Vigilâncias Epidemiológicas dos municípios. Isso porque a inserção das informações  no sistema estadual não acompanha a evolução dos casos nos municípios, principalmente nas notificações de pacientes atendidos fora do seu domicílio e nas confirmações. Vale lembrar que, desde a última quinta-feira (19), está em vigor nova determinação do Governo do Estado, que estabelece a obrigatoriedade do exame apenas para pacientes mais graves internados. 
Há, ainda, a demora na liberação dos resultados dos exames, o que só aumenta a lista de casos suspeitos. O Estado começou a habilitar outros laboratórios para dar maior vazão à demanda. Atualmente, o Instituto Adolfo Lutz (IAL) tem mais de 10 mil exames represados para fazer a análise e os resultados levam mais de 10 dias para serem liberados.
Dos municípios do Condemat, das 663 notificações registradas até 17 horas desta sexta-feira (20), 597 aguardam resultados e os pacientes permanecem como suspeitos.  Os descartados, até agora, somam 57. 
“O Estado está mudando o critério para diagnóstico, com prioridade de exames para casos graves internados, o que compromete a apresentação de um quadro epidemiológico mais seguro. Por isso, executar as medidas preventivas não-farmacológicas é fundamental para evitar o vírus circulante. Diante dessa questão laboratorial, associada com a dificuldade de aquisição de insumos e a falta de referência dos leitos de UTI, temos um cenário nada favorável”, pontua a coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do Condemat, Adriana Martins.

Arujá
O primeiro caso de coronavírus em Arujá foi confirmado na última quinta-feira (19) pela Secretaria de Saúde deste município. Segundo informações da Vigilância Epidemiológica, o paciente de 35 anos de idade deu entrada em um hospital particular na cidade de São Paulo e passa bem.
O morador está em isolamento domiciliar desde o último dia 14 e relatou não ter tido contato com pessoas na cidade. Ele já é monitorado pela Vigilância em Saúde do município.
Até o momento, além deste primeiro caso confirmado, Arujá notificou 18 casos suspeitos, dos quais 17 aguardam resultados dos exames e um foi descartado.
De acordo com o prefeito José Luiz Monteiro, todos os protocolos do Ministério da Saúde continuam sendo rigorosamente seguidos pelas equipes. “Precisamos continuar adotando os cuidados preventivos na cidade. Não é hora para pânico, peço que todos sigam as recomendações com afinco e acompanhem as informações nos canais oficiais da Prefeitura”, afirma.
Cuidados
É importante lavar constantemente as mãos, proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, evitar aglomerações e ficar atento aos sintomas de gripe como febre, tosse, dificuldade respiratória aguda, dores no corpo e na cabeça, entre outros. Redobre a atenção em caso de contato com pessoas que estiveram ou são das áreas de transmissão e de casos confirmados da doença.  Outras informações podem ser obtidas no Departamento de Vigilância, no telefone 4652 1079, ramal 215.

Quadro coronavirus (Covid - 19) na área de abrangência do Condemat por município de residência (local de residência do paciente)
Município Casos 
Notificados
Suspeito/aguardando resultados de exames Descartados Confirmados
Arujá 19 17 1 1
Biritiba Mirim 1 1 0 0
Ferraz de Vasconcelos 29 27 0 2
Guararema 2 2 0 0
Guarulhos 355 319 32 4
Itaquaquectuba 67 65 2 0
Mogi das Cruzes 63 54 8 1
Poá 24 24 0 0
Salesópolis 1 1 0 0
Santa Branca 2 2 0 0
Santa Isabel 21 21 0 0
Suzano 79 64 14 1
Total Condemat - Alto Tietê 663 597 57 9

 

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

Ana Poli é a candidata à prefeita pela coligação Somos Todos

5

Republicanos confirma doutora Branca candidata a prefeita

2

PROS oficializa a candidatura de Júlio do Kaikan

1

Guia de Anunciantes