Aplicativo 153 Cidadão disponibiliza botão Maria da Penha às arujaenses

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Secretaria de Segurança Pública de Arujá reforçam a população que a versão mais recente do aplicativo 153 Cidadão disponibiliza um novo botão de acionamento chamado “Maria da Penha”. Até o início de março de 2020, o app havia recebido 928 downloads.
O serviço tem prioridade máxima ao ser acionado e é destinado a mulheres com medidas protetivas judiciais que tiverem o app baixado no aparelho celular. Na prática, o botão facilita a comunicação dos usuários com a GCM, permitindo uma interação direta e mais rápida.
Para utilizar o recurso, basta acessar a loja do smartphone ou tablet, fazer o download gratuito, instalar no dispositivo, cadastrar o número do telefone e solicitar o código de validação. Após recebê-lo, é necessário aceitar os termos de política de uso e privacidade, inserir nome, CPF, RG, profissão e e-mail.
Até dezembro de 2019, quando o app completou um ano de funcionamento, ao menos três homens foram detidos pela GCM por meio dos canais de atendimento do município. Além do aplicativo, os arujaenses podem acionar a Guarda pelo telefone 153 para fazer denúncias.
Arujá é a única cidade da região a oferecer um dispositivo voltado para otimizar, digitalmente, o contato entre população e GCM. Além do recurso Maria da Penha, o aplicativo conta com o Botão do Pânico, desenvolvido para diretores e professores de escola e servidores e outros serviços municipais, comércio e indústria, entre outras opções para a população no geral.

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

Ana Poli é a candidata à prefeita pela coligação Somos Todos

5

Republicanos confirma doutora Branca candidata a prefeita

2

PROS oficializa a candidatura de Júlio do Kaikan

1

Guia de Anunciantes