10/05/2016

Mães de coração!

Neste domingo, celebramos o Dia das Mães e esta é uma data muito importante para lembrarmos e homenagearmos aquela que por obra de Deus nos deu direito à vida. Porém, hoje nos deparamos com diversos exemplos de mães em nossa sociedade. 
Podemos aqui citar a mãe trabalhadora, que para garantir o sustento dos filhos sai bem cedo de casa e enfrenta uma rotina cansativa. Também temos a mãe que é pai ao mesmo tempo, uma responsabilidade que tem os seus desafios. Claro não podemos esquecer os pais que precisam assumir o papel de mãe, devido algumas decisões da vida.
Mas, hoje, quero chamar atenção para aquelas mulheres que dedicam horas do seu dia oferecendo amor, carinho, atenção e respeito a crianças e adolescentes que nunca foram geradas por elas. Estou falando das mães cuidadoras de abrigos.
Segundo dados do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), do Ministério Público, infelizmente, vivem hoje em abrigos no Brasil, aproximadamente 38 mil crianças e adolescentes, recebendo os cuidados dessas profissionais, que acabam assumindo o papel de mães dessas crianças, isso mesmo, mães de coração! 
Tarefa nada fácil de cumprir, pois geralmente são crianças vítimas de negligência, abandono, ou maus tratos, que são retiradas de casa e encaminhadas para abrigos, casas lares ou serviços de acolhimento institucional. Muitas crianças e adolescentes também estão nessa situação por causa da dependência química dos pais ou responsáveis, que se tornam incapazes de cumprir seu papel.
Essas mães cuidadoras são de extrema importância para nossa sociedade. Imaginamos como seria a vida dessas crianças que precisam lidar com a ausência da figura materna e ainda não ter ninguém disposto a lhe oferecer carinho. Óbvio que essas mães não substituem a mãe biológica, mas tenho certeza que na medida do possível e do seu jeito tentam amenizar a dor de quem vive longe da família. 
Na nossa região temos vários abrigos que possuem essas profissionais. Por isso eu ofereço esta singela homenagem e quero agradecer pela dedicação e por cuidar dessas crianças como se fossem os próprios filhos. Parabéns a todas as mães e especialmente as mães de coração, cuidadoras de abrigo. Afinal, Dia das Mães é todo dia! 

Rolgaciano Fernandes, 
vereador em Itaquaquecetuba

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


FOTOS


Guia de Anunciantes