19/11/2019

Arujá se despede da primeira vereadora Jupira Figueiredo

Na noite da última quinta-feira (14), faleceu aos 87 anos, a ex-vereadora de Arujá, dona Jupira Maria do Carmo Figueiredo. De trajetória marcante e inspiradora, a professora aposentada foi a primeira mulher eleita vereadora no município, em 1977, e presidiu o Legislativo entre maio e dezembro de 1988. Teve seu nome eternizado na Casa de Leis pelo Acervo Histórico Jupira Maria do Carmo Figueiredo, assim batizado em sua homenagem.
O corpo de Jupira foi velado no Salão Nobre da Câmara Municipal, onde compareceram familiares e amigos para dar o último adeus.  O enterro aconteceu no Cemitério do Jardim Rincão.
Natural de Guará, interior de São Paulo, Jupira nasceu em 16 de setembro 1932. Filha de João Carlos de Figueiredo e Luzia Ozório de Menezes, foi casada com Darly Figueiredo, com quem teve dois filhos, Cristina e Darly.
Formada em: Normalista, Estudos Sociais, História e Geografia, Pedagogia e Supervisão Pedagógica, foi  professora atuante por 32 anos, tornou-se uma técnica de ensino, sendo Diretora do Centro Educacional Cultural Esportivo de Arujá (CECEA), das escolas de 1º e 2º graus, Coordenadora de Educação Municipal; sempre lutando pelo enriquecimento do ensino.
Desde sua chegada em Arujá, no final de 1971, participou ativamente das administrações, auxiliando todos os setores da Prefeitura e no desenvolvimento do município de Arujá; e por toda sua dedicação e empenho, recebeu várias homenagens, dentre elas, o Título de Cidadania Arujaense, a Condecoração de Amiga da Cidade Natureza e o Título de Comendadora do Município de Arujá concedido pela Sociedade Brasileira de Estudos Municipalistas.
Jupira foi a primeira mulher eleita vereadora em Arujá, para a 5ª Legislatura, de 1977 a 1983 e reeleita para o pleito de 1983 a 1988. 
Na 6ª Legislatura presidiu a Câmara no período de 18/05/1988 a 31/12/1988, quando o então vereador-presidente – Reynaldo Gregório afastou-se para assumir a Prefeitura, visto que o prefeito e seu vice afastaram-se por motivos eleitorais. Foi vereadora na  5ª e 6ª Legislatura.

 

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


FOTOS


Guia de Anunciantes