12/10/2019

Desenvolvimento Econômico e Assistência Social são parabenizadas por realizar 1º Encontro de Profissões

As Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social foram homenageadas com uma Moção de Parabenização e Aplausos pela realização do 1º Encontro de Profissões de Arujá. A propositura, de autoria conjunta dos vereadores Ana Cristina Poli (PL), Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB) e Edvaldo de Oliveira Paula (PSC), o Castelo Alemão, foi aprovada por 11 votos durante Sessão Ordinária de 9/10.
O Encontro de Profissões, que integra o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) do Ministério da Cidadania, atraiu cerca de 700 jovens ao Centro de Convivência da Criança e do Adolescente que puderam conhecer as especificidades de pelo menos 50 profissões de níveis técnico, tecnológico e superior e passar por teste vocacional.
“É muito importante esse apoio ao jovem, pois o estudo prepara, mas esses espaços permitem o aprendizado de maneira lúdica. O aluno tem uma tendência, mas esse é um momento único onde se reúnem vários profissionais”, afirmou a vereadora Ana Poli (PL). Ela ainda ressaltou o impacto positivo do evento na vida dos estudantes e o esforço conjunto das Secretarias. “Certamente, quanto se tornar um profissional, esse jovem não esquecerá esse momento. Vimos o quanto foi proveitoso e, por isso, é o momento de parabenizar pela iniciativa”.
Castelo Alemão (PSC), um dos autores da Moção, disse “nunca ter visto um trabalho integrado das Secretarias”. “Essa ação demonstra a necessidade de as pastas interagirem, pois quando o trabalho é muito individualizado, não atinge o objetivo”, pontuou ao elogiar, especialmente, a atuação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Júlio Taikan Yokoyama, o Júlio do Kaikan, vereador licenciado. “Quando esteve aqui na Câmara, Júlio percebeu a necessidade e a carência do município na preparação dos jovens e na qualificação profissional. E com essa visão pode implementar a proposta na Prefeitura”, acredita o parlamentar.
Segundo ele, o Centro de Convivência, antigo Pró-Menor, foi “celeiro de profissionais” que atuam tanto na Câmara Municipal quanto na Prefeitura. “Vamos colher bons frutos ao longo dos anos por conta dessa iniciativa”, complementou.
Na mesma linha se pronunciou o vereador Luiz Fernando, ele mesmo egresso da função de Guarda Mirim, ao lembrar do atual secretário de Planejamento, Juvenal Penteado, que também estudou na unidade. Ele teceu vários elogios ao secretário Júlio do Kaikan e afirmou: “É fundamental que os jovens tenham maior contato com o mercado de trabalho e com sua futura profissão. E essa Casa não poderia deixar de honrar e parabenizar essa iniciativa”, pontuou ao reverberar sugestão do colega Rogério Gonçalves Pereira (PSD), o Rogério da Padaria, para ampliar as opções profissionais no próximo ano, incluindo, por exemplo, a função de padeiro.
Rogério da Padaria fez questão de se pronunciar, mas fez uma reivindicação. “Teríamos de pensar uma forma de ampliar o número de vagas no Centro de Convivência e possibilitar que todos pudessem ingressar, independentemente da renda familiar”, sugeriu.
“Ninguém consegue chegar a lugar nenhum sozinho e escolheram você, Júlio, por sua capacidade técnica e habilidade política”, registrou Paulo Henrique Maiolino (PSB), o Paulinho Maiolino. Edimar do Rosário (Republicanos), o Pastor Edimar de Jesus, disse que estava feliz por votar a Moção e reforçou a importância do trabalho conjunto. “Vocês estão batendo um bolão”.
Reynaldo Gregório Junior (PTB), o Reynaldinho, disse que a Moção “era motivo de alegria” e “fazia suas as palavras dos colegas”.

 

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


FOTOS


Guia de Anunciantes