27/08/2019

Campanha contra Raiva aplica 8,3 mil doses; vacina segue no Canil

Seis mil, quinhentos e sessenta e dois cães e 1.820 gatos foram vacinados no Dia D contra a raiva em Arujá. A ação da Secretaria de Saúde foi no domingo (25), mas a imunização continua, em dias úteis, no Canil Municipal, das 8h30 às 11h30, e na zona rural, onde 1.317 caninos e 373 felinos já receberam a dose da vacina, por meio do trabalho de campo da equipe do Setor de Zoonoses.
Para ir até um dos 10 postos de vacina montados na cidade e proteger os animais da doença infecciosa, o arujaense teve de superar o frio. “Isso não é um problema porque a gente pega amor pelos bichinhos e quer o bem deles. O mais difícil mesmo é segurá-los na hora da injeção”, contou a aposentada Adelina Aparecida da Costa, após imunizar dois gatos. “Ainda tem o cachorro, que vamos trazer também”.

Transmissão
Conforme o Ministério da Saúde, a raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura ou lambedura. A doença acomete os mamíferos e é fatal em aproximadamente 100% dos casos.
Arujá não tem casos de raiva registrados e a campanha da Secretaria Municipal de Saúde tem caráter preventivo. A orientação para todo proprietário de cães ou gatos da zona urbana que tenha a partir de quatro meses e boa condição de saúde é levá-los para ser vacinado.

Serviço
O Canil Municipal fica na Avenida Londres, 450, no bairro do Portão. Informações podem ser obtidas no telefone 4651-3473.

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


FOTOS


Guia de Anunciantes