10/08/2019

Sarampo: Prefeitura admite falta pontual de vacinas por aumento de demanda

Após confirmar três casos de sarampo em Arujá no último dia dois de agosto, e ver a demanda por vacinas aumentar, a Secretaria de Saúde de Arujá admitiu que houve a falta pontual de doses em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A redação do Jornal da Cidade recebeu muitas reclamações de munícipes que foram procurar a vacina e não encontraram a dose nas unidades, em especial no Parque Rodrigo Barreto. 
Segundo informou a Prefeitura via Assessoria de Imprensa, “faltas têm ocorrido pontual e circunstancialmente por um conjunto de fatores: o aumento na procura, a falta de tempo hábil, dependendo dos casos, para reposição do estoque em determinada Unidade Básica de Saúde e pelo fato de que as pessoas que comparecem ao posto buscando imunização sem apresentar carteirinha de vacina têm o esquema atualizado, ou seja, recebem três doses”.
As campanhas de vacinação são determinadas pela Secretaria de Estado da Saúde e até o momento não houve indicativo para que a cidade inicia vacinação em mutirões. 
As vacinas contra o sarampo são aplicadas e estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) municipais – as doses são fornecidas pelo Estado. De acordo com a Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, devem ser aplicadas duas doses da vacina na faixa etária de 12 meses aos 29 anos e uma nos adultos acima de 30 ou nascidos a partir de 1960. A vacina é contraindicada para gestantes.
Os sintomas do sarampo são febre alta, acima de 38,5 graus, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo, conjuntivite, tosse, coriza e manchas brancas na boca.
Em caso de confirmação da doença é orientado o isolamento respiratório domiciliar, devido ao risco de transmissão.

 

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


FOTOS


Guia de Anunciantes