15/07/2019

Vacinação contra febre amarela começa na próxima segunda; UBSs terão programação específica

A Secretaria de Saúde de Arujá divulgou nesta sexta-feira (12/07) o cronograma de vacinação contra a febre amarela nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O atendimento inicia na segunda (15), ocorrerá em dias específicos para cada posto e será aberto a moradores de todos os bairros da cidade.
A imunização de forma escalonada tem como principal objetivo atender toda a população que necessita da vacina, além de minimizar perdas causadas por baixa procura, considerando que os frascos são constituídos por cinco a 10 doses e duram apenas seis horas, depois de abertos.
"Para evitar que isso ocorra, nós vamos abrir as UBSs para moradores de qualquer bairro. Então, se eu sou do Barreto e posso tomar a vacina na segunda-feira, posso me dirigir até o Centro de Especialidades que receberei a dose", explica a diretora de Vigilância em Saúde, Mirian Miletti.
De acordo com o cronograma da Secretaria, a vacinação ocorrerá toda segunda e quarta-feira no Centro de Especialidades Médicas (CEM) e na primeira e terceira segunda de cada mês na UBS Jardim Emília, das 8 às 14 horas; toda terça na UBS Mirante, das 9 às 15 horas, e na primeira e terceira terça de cada mês no Jardim Real, das 8 às 14 horas.
A UBS Vila Pilar contará com a imunização às quintas-feiras e a do Nova Arujá na segunda e na quarta quinta de cada mês, ambas das 8 às 14 horas.
Já a sexta-feira será o dia de vacinação na UBS Barreto, das 9 às 15 horas. Na UBS Jardim Fazenda Rincão, as doses serão aplicadas na primeira e terceira sexta-feira do mês, também das 9 às 15 horas.
O cronograma com todas as datas e horários será afixado na Sala de Vacina de cada UBS.

Viagem
A Saúde também alerta que toda pessoa que viajará (é necessário comprovar a viagem) para área considerada de risco de transmissão de febre amarela e que ainda não foi vacinada ou recebeu a dose fracionada em 2018, deve procurar uma unidade de atendimento e imunizar-se com no mínimo 10 dias de antecedência para que fique efetivamente protegida.

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


FOTOS


Guia de Anunciantes