06/05/2019

Desenvolvimento Econômico apresenta Programa de Aceleração

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico lançou nesta quinta-feira (02/05), no Espaço Empreendedor, o Programa de Aceleração PAD Arujá, que tem o objetivo de garantir novos investimentos e fomentar a expansão de empresas já instaladas na cidade, evitando que sejam fechadas ou transferidas para outras localidades. O evento também contou com uma apresentação da agência Investe SP.
Presente na abertura, o prefeito José Luiz Monteiro falou para mais de 50 corretores de imóveis, representantes de imobiliárias e empresários. Explicou que uma das prioridades da Administração é colocar a cidade efetivamente no século XXI, acabando com entraves burocráticos que atrapalham tanto os órgãos públicos quanto a efetivação de novos investimentos.
“O que nós precisamos é agilizar e acabar com a burocracia para o município evoluir, ter investimentos e para que quem vive aqui possa ter uma vida melhor. Arujá é privilegiada: está distante 20 quilômetros do Aeroporto Internacional de Guarulhos, é perto do Centro Empresarial de São Paulo, está no caminho, em linha reta, para o Rio de Janeiro, fica próxima do Porto. Por que dificultar a vida de quem quer investir?”, questionou.
Na prática, o Programa de Aceleração filtrará as áreas disponíveis no município que atendam as necessidades de empresários que buscam Arujá para investir. Estes locais serão cadastrados pelos corretores de imóveis em uma plataforma no site da Prefeitura. 
Além disso, por meio do PAD Arujá será prestada assessoria à nova empresa até sua implantação efetiva, inclusive verificando demandas de mão de obra, buscando trabalhadores da cidade ou apoiando a capacitação de novos profissionais que contemplem os perfis necessários.
Conforme explicou o secretário Julio Taikan Yokoyama, o Julio do Kaikan, o trabalho de desburocratizar a máquina pública vem sendo realizado desde o início da atual gestão, em 2017.
“Todos vocês sabem que a Administração Pública é burocrática e possui situações difíceis de lidar. Nosso empenho para mudar esta realidade vem sendo muito grande e desde novembro de 2017 já são quase 900 novas empresas abertas, uma das razões que levou a cidade a gerar mais de mil empregos diretos”, afirmou.
Durante o evento ainda houve apresentações sobre o novo sistema de licenciamento de empresas, o funcionamento do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e demais ferramentas tecnológicas da Prefeitura, como o Projetos WEB, da Secretaria de Planejamento.
Participaram o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Adjalma do Carmo Teresa, o Didi, os diretores de Departamento André Falcone e Hildebrando Nery de Almeida, o secretário adjunto de Planejamento, João Vani Anunciato, os vereadores Ana Poli e Luiz Fernando Alves de Almeida.

Investe SP
Da Investe SP estiveram presentes o gerente de relações institucionais, Silvio Garcia, e o analista de investimentos Rafael Murgi. A agência é uma organização social criada para colaborar no desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo que foi reconhecida como a melhor da América Latina no ramo de promoção pelo Financial Times.
Em Arujá, a Investe SP foi uma das responsáveis pela implantação de uma fábrica da Johnson Electric em uma área de 26 mil metros quadrados localizada na Avenida Mário Covas. A empresa produz materiais para vários setores da indústria, como o automotivo, e atua em mais de 30 países.
“Nosso papel é mostrar estrategicamente porque o Estado de São Paulo é o melhor para se investir, no Brasil”, afirmou Garcia. Já Murgi apresentou dados financeiros de São Paulo e falou da importância de os municípios cadastrarem suas áreas, galpões e terrenos disponíveis para investimentos. “O trabalho junto às Prefeituras é extremamente importante”, disse.

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


FOTOS


Guia de Anunciantes